Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 20 de julho de 2013

Número de assaltos contra ônibus em João Pessoa já passa de 150 em 2013 e população teme ação dos bandidos




Número de assaltos contra ônibus em João Pessoa já passa de 150 em 2013 e população teme ação dos bandidosViajando com o inimigo. Já foi o tempo em que andar de ônibus pelas principais cidades da Paraíba seria seguro. Os assaltos a ônibus tem aumentado e deixado os usuários e operadores do sistema preocupados. Na semana passada três assaltos foram registrados pelo Centro Integrado de Operações Policiais da Polícia Militar da Paraíba em João Pessoa, em um intervalo de quase três horas.

Dados da Associação de Transporte Coletivo Urbano da capital (AETC), revelam que no primeiro semestre deste ano foram registradas 154 ações criminosas contra ônibus em João Pessoa. Em todo o ano de 2012, foram registrados 152 assaltos. Os dados revelam ainda que, ainda no primeiro semestre de 2013, o bairro que mais registrou ações de ladrões contra ônibus foi o Varadouro, com nove casos, seguido pela Torre, com cinco casos, Castelo Branco e Varadouro, com quatro registros cada um.

Os modos operantes dos bandidos, geralmente adolescentes, são os mesmos. Eles entram nos ônibus se passando por passageiros, anunciam o assalto, rendem os passageiros e fazem a “limpeza”. Nos últimos assaltos, os suspeitos, entraram no ônibu da linha 511, que faz o percurso do bairro de Tambaú, orla marítima de João Pessoa. Segundo a polícia, eles estavam armados de faca e cometeram o crime quando o coletivo passava no Anel Externo do Parque Solon de Lucena, a Lagoa, no Centro da capital. Após o roubo, os suspeitos desceram próximo ao Mercado Central. Em outra ação semelhante, dois homens armados da faca assaltaram um ônibus da linha 1500 quando o veículo passava no bairro Valentina de Figueiredo.

Segundo a AETC, o bairro que mais registrou assaltos contra ônibus no primeiro semestre de 2013 foram o Centro, com nove casos, seguido pela Torre, que registrou cinco casos.

O bairro Castelo Branco e o Varadouro registraram quatro casos cada um. Em seguida aparecem Cruz das Armas, com três casos. No ranking da violência contra ônibus aparecem os bairros do Cristo Redentor, Bessa, Jaguaribe, Mandacaru e Bancários com dois casos cada um. Em Campina Grande os assaltos a coletivo praticados nos últimos meses preocupa as autoridades. A população não anda segura nos veículos. Bairros como Monte Santo, Pedregal e Jeremias são apontados como perigosos. Esse tipo de crime tinha diminuído.

O superintendente do Sitrans, Anchieta Bernardino disse o índice de assaltos dessa natureza tinha diminuído, mas aumentou nos últimos meses.

Pelo menos 30 assaltos já foram registrados este ano. Quase todas as todas as rotas e linhas têm registros de ocorrências desse tipo. Bernardinho observou que “toda a frota de Campina Grande tem monitoramento, três câmeras em cada carro.” Foi preciso que as empresas fizessem esse investimento para tentar diminuir o número de assaltos” observou.



PBAgora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário