Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 7 de setembro de 2014

Diversidade de público marca 13ª Parada LGBT em João Pessoa




Diversidade de público marca 13ª Parada LGBT em João PessoaOs ativistas dos direitos dos gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais, travestis e transgêneros foram às ruas de João Pessoa na tarde deste sábado (6). A 13ª Parada LGBT de João Pessoa reuniu centenas de pessoas na Avenida Ruy Carneiro, no bairro de Tambaú, para marchar contra o preconceito e lutar por respeito e direitos para o público LGBT.

Participando pela segunda vez do evento, as estudantes Raissa Luana, de 19 anos, e Kerollayne Araújo, de 22 anos, reforçaram o caráter reivindicativo da Parada. “A gente tem que ir às ruas para cobrar, buscar nossos direitos. Porque eles são conquistados, se não tiver cobrança, o poder público dificilmente vai conceder. Participei da Marcha das Vadias e estou aqui novamente na rua para pedir mais direitos, desta vez para o público LGBT”, comentou Raissa Luana.
Além do público gay, muitas famílias e casais héteros acompanharam a Parada. O fato chamou atenção de Kerollayne Araújo. Segundo ela, a participação de todos os seguimentos da sociedade é um aspecto positivo. O discurso de combater o preconceito também foi levantado pelas pessoas que compareceram ao evento.

Kamilla Holanda e Marcela Lopes, estudantes e integrantes do Grupo de Mulheres Maria Quitéria, explicaram que é preciso que haja esse tipo de manifestação para que as necessidades de todos sejam atendidas. “É preciso que nossos direitos prevaleçam, para que haja mais respeito e menos preconceito”, comentou Kamilla.

Pessoas de outras cidades paraibanas também integraram a Parada LGBT de João Pessoa. O professor Juracy dos Santos Silva, presidente do Fórum LGBT de Catolé do Rocha, veio da cidade do Sertão do estado apenas para fortalecer o pleito por mais direitos. Segundo ele, lutar pela causa LGBT no Sertão da Paraíba é um desafio ainda maior.
“Se nos grandes centros, em cidades como João Pessoa e Campina Grande, a gente ainda lida muito com as dificuldades de lutar pelos direitors LGBT, no Sertão, em Catolé do Rocha, por exemplo, é muito mais difícil. Mas estamos conseguindo avançar. Já é possível notar um respeito e uma naturalidade de aceitação nas pessoas com relação ao assunto”, avaliou Juracy dos Santos.
Neste ano, a concentração e o percurso da Parada foram alterados devido a outros dois eventos que seriam realizados na orla da capital paraibana. O desfile, que começou na Av. Ruy Carneiro, terminará no Largo da Gameleira, onde a cantora Gaby Amarantos apresenta um show.

Durante a realização da 13ª Parada LGBT de João Pessoa, a Coordenadoria de Combate a Crimes Homofóbico da Defensoria Pública da Paraíba lançou uma cartilha com o 1º Dicionário LGBT do estado. O material foi distribuído no evento.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário