Os ativistas dos direitos dos gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais, travestis e transgêneros foram às ruas de João Pessoa na tarde deste sábado (6). A 13ª Parada LGBT de João Pessoa reuniu centenas de pessoas na Avenida Ruy Carneiro, no bairro de Tambaú, para marchar contra o preconceito e lutar por respeito e direitos para o público LGBT.
Pessoas de outras cidades paraibanas também integraram a Parada LGBT de João Pessoa. O professor Juracy dos Santos Silva, presidente do Fórum LGBT de Catolé do Rocha, veio da cidade do Sertão do estado apenas para fortalecer o pleito por mais direitos. Segundo ele, lutar pela causa LGBT no Sertão da Paraíba é um desafio ainda maior.
“Se nos grandes centros, em cidades como João Pessoa e Campina Grande, a gente ainda lida muito com as dificuldades de lutar pelos direitors LGBT, no Sertão, em Catolé do Rocha, por exemplo, é muito mais difícil. Mas estamos conseguindo avançar. Já é possível notar um respeito e uma naturalidade de aceitação nas pessoas com relação ao assunto”, avaliou Juracy dos Santos.
Neste ano, a concentração e o percurso da Parada foram alterados devido a outros dois eventos que seriam realizados na orla da capital paraibana. O desfile, que começou na Av. Ruy Carneiro, terminará no Largo da Gameleira, onde a cantora Gaby Amarantos apresenta um show.
Durante a realização da 13ª Parada LGBT de João Pessoa, a Coordenadoria de Combate a Crimes Homofóbico da Defensoria Pública da Paraíba lançou uma cartilha com o 1º Dicionário LGBT do estado. O material foi distribuído no evento.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário