Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 7 de setembro de 2014

Desfile: 10 mil pessoas ao Centro




Desfile: 10 mil pessoas ao CentroA Avenida Duarte da Silveira e ruas adjacentes devem receber aproximadamente 10 mil pessoas durante o desfile cívico do Sete de Setembro, a partir das 8h deste domingo (7), segundo a Casa Militar do governo do Estado. O desfile deve contar com a participação de mil militares federais, aproximadamente 600 policiais militares das várias modalidades, incluindo Cavalaria, Canil, Bope e Tropa de Choque e 360 bombeiros. Pouco antes, às 7h haverá a revista da tropa realizada pelo governador da Paraíba, Ricardou Coutinho.


Vinte e cinco escolas estaduais, municipais e particulares participam do desfile cívico, que vai contar também com mais 14 entidades de classe. Um dos pontos altos é o desfile das tropas do Exército e Marinha, além da apresentação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e os pelotões das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.


A tropa será constituída de militares da Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia (Cia C/1º Gpt E), do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15º BI Mtz), do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RC Mec), da 23ª Circunscrição do Serviço Militar (23ª CSM), do Hospital de Guarnição de João Pessoa (HGuJP), da Capitania dos Portos, além de ex-integrantes da Força Expedicionária Brasileira e da Força de Paz/Btl Suez.

Trânsito muda

Por conta do evento, todo o trânsito de veículos e linhas de ônibus que trafegam nos corredores Cruz das Armas, 2 de fevereiro/Vasco da Gama, Pedro II/Camilo de Holanda, Epitácio Pessoa, Tancredo Neves, Acesso Oeste vão sofrer alteração ao chegar no Centro. As interdições na área central ocorrem na Avenida Pedro II nas imediações do Mercado Central até a Praça da Independência, no bairro de Tambiá.

O major da 3ª Secção do Comando do 1º Grupamento de Engenharia, Souza Júnior, explicou que às 8h está marcada a revista das tropas, que será feita pela mais alta autoridade do estado, o que deve durar aproximadamente, 15 minutos. Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal na área do próprio Departamento de estradas e Rodagem (DER).


Por volta das 8h30 começa o desfile com a apresentação das tropas federais (Exército e Marinha), os integrantes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as tropas das polícias Civil, Militar e do Corpo dos Bombeiros e forças auxiliares como Guarda Municipal e agentes do Sistema Penitenciário. A recomendação dada pelo 1º Grupamento de Engenharia às organizações das escolas é de que restrinja o número de participantes entre 60 e 100 integrantes. Outra recomendação é a de que escolas e entidades evitem fazer evoluções na frente do palanque armado para abrigar as autoridades militares e civis. A previsão é a de que o desfile prossiga até 11h30.

Ciclofaixa suspensa

Por conta do desfile, a ciclofaixa não vai funcionar neste domingo, segundo informou a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana. Em função do bloqueio das vias no Centro, haverá também alterações no itinerário das linhas de transportes públicos que circulam pelos corredores de Cruz das Armas, 2 de fevereiro, Pedro II, Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e Acesso Oeste (sentido bairro-Centro e Centro-bairro). Os transportes públicos que trafegam, por exemplo, pela Avenida Epitácio Pessoa vão ser desviados na altura da Avenida Juarez Távora em direção a Rua Barreto Sobrinho, em seguida, pegando a ruas Boto de Menezes, Princesa Isabel e Almirante Barroso até chegar ao anel externo da Lagoa por onde pega a Avenida Miguel Couto em direção ao Terminal da Integração. Veja aqui o itinerário de todas as linhas que trafegam pelo Centro.

Interdição

O anel interno da Lagoa será interditado a partir das 6h para concentração das 25 escolas que vão participar do desfile. O desembarque dos estudantes vai ocorrer na Rua Diogo Velho e o acesso será pela Rua Almeida Barreto. A concentração dos integrantes das 14 entidades de classe vai acontecer na Avenida Princesa Isabel após desembarcar nas avenidas Pedro II, próximo ao Mercado Central e Tabajaras, além da Rua Sinésio Guimarães. O Corpo de Bombeiros e as Polícias Militar e Civil vão ficar na Avenida Getúlio Vargas com acesso pela Praça da Independência.

Opções de deslocamento

A Semob tem recomendado à população que vai assistir ao desfile que opte pelo transporte público ou táxi. Por isso, o órgão planejou cinco áreas estratégicas no Centro destinada aos táxis. Nas áreas interditadas não será permitido o estacionamento de veículos, segundo a Semob.



G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário