Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Governo orienta município para monitoração da febre Chikungunya




Governo orienta município para monitoração da febre ChikungunyaA Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio das Gerências Operacionais de Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, iniciou o trabalho de vigilância contra a febre Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, também transmissor da dengue.

“Na Paraíba não foi registrado caso até o momento. No entanto, a preocupação deve-se ao fato de ocorrências no Rio de Janeiro, e, devido ao período da Copa do Mundo, onde tivemos a presença de muitos estrangeiros em vários Estados”, explicou a técnica de Vigilância Epidemiológica, da SES, Izabel Sarmento.

As 12 gerências regionais de saúde estão monitorando e repassando informes técnicos (sinais e sintomas, transmissão, tratamento e prevenção) aos 223 municípios paraibanos.

Em casos suspeitos, a orientação é que os serviços de saúde informem às Secretarias Municipais de Saúde que devem repassar à SES em até 24 horas, por fax, telefone e/ou CIEVS, através dos números (83) 3218-7331 ou 8828-2522, para que sejam realizadas todas as ações de combate ao mosquito e controle da doença.

Outra orientação para os serviços é que as amostras dos casos suspeitos coletadas sejam enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen-PB), acompanhadas da ficha de notificação/investigação individual.

Todos os casos suspeitos devem ser notificados ainda no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), utilizando a ficha de notificação/investigação individual, disponível emhttp://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/novo/Documentos/SinanNet/fichas/Ficha_conclusao.pdf .

Foram colocados à disposição para esclarecimentos os telefones das Gerências Operacionais de Resposta Rápida, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental (83) 3218-7315 / 7331 / 7434.

O que é – A febre Chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum (Aedes aegypti) em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV, transmitido pelo mosquito, foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o Estado do Amapá.

Os principais sintomas da gripe são febre alta, que aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Este é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses mesmo depois que a febre vai embora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

O chefe do Núcleo de Vetores da SES, Antonio Neto, alerta que a população também pode contribuir no controle do mosquito. “As recomendações são semelhantes às da dengue: não deixar água acumulada inadequadamente; não jogar lixo em terrenos baldios e em casos de sinais e sintomas da doença, procurar os serviços de saúde mais próximos de suas casas”, concluiu.



Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário