Após muita polêmica, interdição de estádio, reuniões, e adiamento do começo, a bola enfim vai rolar nos campos de futebol da Paraíba. O Campeonato Paraibano se inicia neste domingo (12) com estádios com capacidade de público reduzida. Dez times vão disputar a competição que este ano terá o mesmo regulamento da edição do ano passado. O Campeonato Paraibano garante ao campeão o acesso a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileiro.
Pelo calendário estabelecido pela CBF, os Campeonatos Estaduais têm que terminar no dia 13 da abril, pois uma semana depois começam as competições nacionais: Série A, Série B e Série C. Os jogos no Estadual entanto, começarão com poucos torcedores nos estádios. O MP limitou apenas a capacidade de cada estádio. O Almeidão e Amigão, por exemplo, que no último ano receberam públicos superiores a 20 mil torcedores, não poderão receber mais do que 8.600 pessoas neste início de competição. E isto mesmo todos deverão ser posicionados exclusivamente na Arquibancada Sol.
A medida acordada pelo Ministério Público da Paraíba com os dirigentes de clubes, visam garantir a segurança dos torcedores, visto que os estádios estão passando por reforma.
Antes da liberação para os jogos, os estádios "Perpetão", em Cajazeiras, "Marizão", em Patos, "Amigão", em Campina Grande, e "Almeidão", em João Pessoa, foram vistoriados pela Comissão Permanente de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios do Estado da Paraíba. Algumas medidas foram apontadas no relatório como a desobstrução de saídas de emergência, a retirada de materiais, instalação de sinalização de emergência e a colocação de guarda-corpo.
No estádio "Perpetão", o público máximo que poderá comparecer aos jogos é de 2.200 torcedores; no "Marizão", 3.400 expectadores. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estarão nas partidas para garantir a segurança. A PM fará a contagem dos torcedores presentes.
O procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, destacou que não serão admitidos públicos maiores que os definidos para cada estádio. "Se houver um torcedor a mais do que o previsto, o estádio será interditado", disse ele acrescentando que essa foi a solução possível e que o MP não vai abrir mão da questão da segurança.
O procurador de Justiça Valberto Lira, coordenador da Comissão Permanente, deixou claro que ninguém poderá ter acesso aos locais sem ingresso e que não serão permitidas a saída de torcedores no intervalo dos jogos para a compra de bebidas. "Quem sair não volta mais", ressaltou. Também foi recomendado que não haja venda de bebidas alcoólicas nos estádios.
Times prontos para a competição e Sport Campina é estreante
O Sport Campina contratou 22 jogadores para a disputa do Campeonato Paraibano, entre eles o atacante Luciano Paraíba, que vestiu a camisa do Campinense na temporada 2008, ano que a equipe conquistou o acesso a Série B do Campeonato Brasileiro. O time fez a sua pré-temporada no campo dos Maristas, em Lagoa Seca.
- A nossa expectativa é a melhor possível para a estreia no campeonato. Ainda mais depois da certeza do início da competição, que deveria ter acontecido na semana passada. Sabemos que o Santa Cruz montou um grande time, com jogadores experientes. Mas estamos confiantes na vitória nesse primeiro jogo da competição - comentou o treinador rubro-negro.
Na pré-temporada, o Campinense disputou três partidas. Venceu duas e empatou uma por 1 a 1 com o ASA no último teste. A provável formação rubro-negra é a seguinte: Ivan, Osvaldir, David, Victor Cardoso e Adriano Chuva; Janderson, Wellington, Carlão e Anderson Safira, Cláudio e Thiago Ferreira.
Considerado o time mais forte do Sertão, o Sousa foi buscar jogadores da Série C para conquistar a competição. A última contratação foi a do atacante Agostinho, de 32 anos, que estava há sete anos atuando no futebol dos Emirados Árabes.
Tendo como principal novidade a volta do atacante Beto, o Auto Esporte contratou mais cinco jogadores para o Estadual. Entre as novidades do Auto para o Estadual, estão os zagueiros Fagner e Leo Lima, além do volante Edmilson e o meia Sostenes. O técnico Jazon Vieira, está confiante que o Auto fará um bom campeonato. O atacante Beto, 32, natural de Itaporanga, começou a carreira no próprio Auto Esporte. Depois atuou pelo Campinense, Treze, sendo transferido para o Fluminense (RJ). Ele estava defendendo o Central de Caruaru.
Os demais times que disputarão o Estadual também realizaram a pré-temporada e prometem fazer bonito dentro de campo.
PB Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário