Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

15 cidades da PB terão rodízio de água




15 cidades da PB terão rodízio de águaComeçou a funcionar nesta sexta-feira (1º) um sistema de rodízio no abastecimento de água no Sertão da Paraíba. A medida atinge 15 cidades e, de acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), é necessária por que os mananciais que atendem a região secaram. Com o rodízio, os municípios ficarão sem água durante 24 horas a cada quatro dias.

Segundo a Cagepa, normalmente o abastecimento das cidades é feito a partir dos açudes Jatobá e Farinha, mas com o baixo índice de chuvas na região sertaneja, o volume dos mananciais secou. As localidades agora passam a depender apenas da adutora de Coremas.

Serão atingidas com a medida as cidades de Patos, Santa Luzia, São Mamede, Várzea, São José do Sabugi, Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas, Salgadinho, São José de Espinharas, Malta, Condado, São Bentinho e São José do Bonfim. Também vão ser afetados os distritos de Café do Vento e Santa Gertrudes.

O problema no abastecimento de água não ocorre apenas no interior do estado. Há quinze dias, o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, informou que a empresa estuda fazer um rodízio também na Grande João Pessoa. Segundo ele, os bairros vêm sofrendo porque as Estações de Tratamento de Gramame e a de Marés estão operando no limite da capacidade e por isso os reservatórios estão sendo fechados no final da tarde. Previsão de chuva

De acordo com o boletim de análise meteorológica da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) nas próximas 24 horas existe a possibilidade de chuvas isoladas no Sertão. Também deve chover no Agreste e no Brejo.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, a chuva que começou em alguns pontos do Litoral na manhã desta sexta-feira pode chegar às demais regiões durante esta tarde. “A circulação dos ventos em altos e médios níveis da atmosfera deverá favorecer o aumento da nebulosidade sobre a Paraíba nas próximas horas”, explicou.

A previsão para o Cariri, Curimataú e Sertão nos meses de novembro, dezembro e janeiro é de chuvas dentro do normal – este período é chamado pelos meteorologistas de pré-estação chuvosa. “É importante lembrar que os maiores índices pluviométricos das regiões mais secas do Estado são registrados entre os meses de fevereiro e maio”, destacou Marle.






G1PB com TV Cabo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário