Começou a funcionar nesta sexta-feira (1º) um sistema de rodízio no abastecimento de água no Sertão da Paraíba. A medida atinge 15 cidades e, de acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), é necessária por que os mananciais que atendem a região secaram. Com o rodízio, os municípios ficarão sem água durante 24 horas a cada quatro dias.
Segundo a Cagepa, normalmente o abastecimento das cidades é feito a partir dos açudes Jatobá e Farinha, mas com o baixo índice de chuvas na região sertaneja, o volume dos mananciais secou. As localidades agora passam a depender apenas da adutora de Coremas.
De acordo com o boletim de análise meteorológica da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) nas próximas 24 horas existe a possibilidade de chuvas isoladas no Sertão. Também deve chover no Agreste e no Brejo.
Segundo a meteorologista Marle Bandeira, a chuva que começou em alguns pontos do Litoral na manhã desta sexta-feira pode chegar às demais regiões durante esta tarde. “A circulação dos ventos em altos e médios níveis da atmosfera deverá favorecer o aumento da nebulosidade sobre a Paraíba nas próximas horas”, explicou.
A previsão para o Cariri, Curimataú e Sertão nos meses de novembro, dezembro e janeiro é de chuvas dentro do normal – este período é chamado pelos meteorologistas de pré-estação chuvosa. “É importante lembrar que os maiores índices pluviométricos das regiões mais secas do Estado são registrados entre os meses de fevereiro e maio”, destacou Marle.
G1PB com TV Cabo Branco
Nenhum comentário:
Postar um comentário