Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 12 de outubro de 2013

Bancários da PB acatam proposta e agências abrem na segunda-feira




Bancários da PB acatam proposta e agências abrem na segunda-feiraOs bancários da Paraíba decidiram, em assembleia do Sindicato dos Bancários da Paraíba, nesta sexta-feira (11), encerrar a greve e voltar ao trabalho na segunda-feira (14). O acordo foi aprovado pelos funcionários da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, e dos bancos privados. A paralisação da categoria teve início no dia 19 de setembro e hoje completava 23 dias.


Na madrugada desta sexta, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo para pôr encerrar a paralisação. O acordo, no entanto, precisa passar por aprovação das assembleias locais. Até as 22h deste sexta, apenas os funcionários do Banco do Nordeste ainda não haviam acatado a proposta.


Os principais pontos do acordo, segundo o Sindicato dos Bancários da Paraíba, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria; e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.


Ainda de acordo com o Sindicato dos Bancários da Paraíba, a greve teve uma adesão de 91,85% dos bancários logo no início. Por volta do 22º dia, a adesão caiu para 81% devido a uma decisão liminar da Justiça que obrigou os funcionários dos bancos Bradesco e Santander a voltarem aos trabalhos.


As perdas de prazo em boletos não devem gerar prejuízo para os clientes dos bancos, segundo informou o Sindicato dos Bancários da Paraíba. Conforme a assessoria do sindicato, o ônus de qualquer acréscimo no valor da conta deve ser do banqueiro, caso seja constatado que o banco do cliente não estivesse operando durante a greve. Ainda de acordo com o sindicato, durante todo o período de paralisação, foi indicado pelos órgãos de defesa do consumidor que os clientes buscassem alternativas de pagamento, como os correspondentes bancários e transações via internet.


Os bancários reivindicavam reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real), PLR de três salários mais R$ 5.553,15, piso de R$ 2.860,21, que é o salário mínimo do Dieese e Plano de Cargos, Carreiras e Salários, além de auxílios alimentação, refeição, 13ª cesta, auxílio-creche/babá, melhores condições de trabalho, fim das demissões e mais contratações, mais segurança, entre outros.




 G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário