Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 17 de agosto de 2013

Detento do Paraná era chefe do tráfico de drogas na Paraíba




Detento do Paraná era chefe do tráfico de drogas na ParaíbaO grupo que comandava o tráfico de drogas na Paraíba, preso na manhã desta sexta-feira (16), tinha “uma estrutura bem organizada”, segundo afirmou o secretário da Administração Penitenciária Wallber Virgolino. Ele fez a avaliação durante a apresentação do resultado da Operação Scarface, deflagrada na manhã de hoje para cumprir mandados de prisão, busca e apreensão contra detentos das unidades prisionais da Paraíba e também de presídios federais.

As investigações apontam que os principais chefes estão presos em presídios federais, a exemplo da Penitenciária de Catanduvas, no Paraná. Wallber Virgolino ressaltou que, mesmo alguns integrantes tendo um grau de instrução escolar elevada, a exemplo do vereador Arnóbio Gomes, o líder era o que detinha mais poder para articular e desenvolver ações violentas, objetivando tomar territórios e o fortalecer o tráfico de drogas no estado. Na Operação Scarface, deflagrada na manhã de hoje, foram cumpridos 25 dos 30 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara de Entorpecentes de João Pessoa.

Mesmo evitando falar na existência de facções ou crime organizado na Paraíba, o secretário descreveu a articulação dos criminosos dentro e fora das unidades prisionais como “bem estruturada” e com funções “bastante definidas”.

“Alguns exerciam função de gerente financeiro do tráfico, faziam toda a contabilidade do sistema criminoso. Já outros atuavam de maneira mais localizada, como gerente de bocas de fumo, pessoas responsáveis pelo faturamento de cada boca. Mas também havia quem exercesse funções menos relevantes, como os aviões, informantes”, afirmou.

A Polícia Civil considera a prisão do vereador Arnóbio Gomes como estratégica para desmantelar o grupo de criminosos. “As investigações indicam que o vereador não tem uma função de liderança dentro do grupo. No entanto, a prisão foi fundamental para desarticularmos esse grupo. Como já foi divulgado, a função do vereador era repassar informações privilegiadas de ações policiais a criminosos e atuar na venda de armas para o grupo”, afirmou o delegado Allan Murilo Terruel, titular da DRE.



G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário