Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ônibus zero km apresentados à população e já circulam em JP




Ônibus zero km apresentados à população e já circulam em JPDos 35 ônibus zero quilômetro adquiridos pelas empresas de transporte coletivo de João Pessoa para substituir os veículos mais antigos que operam na cidade, 30 deles já estão circulando em vários bairros da capital. Dos 30 veículos da Unitrans, 25 já estão à disposição da população e apenas cinco ainda não estão em operação por causa da instalação dos equipamentos de bilhetagem eletrônica.. Os cinco novos ônibus da Santa Maria já estão rodando nas linhas 105 e circulares – 5.110 e 1.510. Esses veículos foram apresentados à população no dia 28 de maio, durante cerimônia que contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, na Estação Cabo Branco. Além destes 35 veículos, a capital paraibana receberá, ainda este mês, mais 10 ônibus zero quilômetro adquiridos pela empresa São Jorge. Todos os ônibus são eficientes, ou seja, dispõem de plataformas elevatórias que facilitam a acessibilidade.

De acordo com o gerente de tráfego da Unitrans, Adeilton Nascimento, do total dos 30 ônibus adquiridos pela empresa, 25 já estão nas ruas operando nas linhas Circulares 1.500, 5.100 e 3.200, que possuem grande demanda de usuários. “As linhas operam praticamente em toda João Pessoa, passando por bairros importantes como Valentina, Mangabeira, Bancários, Oitizeiro, Manaíra, Costa e Silva, Centro e outros de grande concentração de passageiros”, disse Adeilton Nascimento, destacando que apenas cinco novos veículos da Unitrans faltam entrar em operação em função da instalação do sistema de bilhetagem eletrônica.Vale ressaltar que a Unitrans ainda realizará, até o final do mês, a entrega de mais 14 ônibus, além dos 30 já incorporados a sua frota.

A previsão é de que até o final de junho o sistema de transporte coletivo da capital paraibana tenha renovado sua frota com a incorporação de um total de 59 ônibus zero quilômetro, sendo adquiridos pelas empresas de ônibus São Jorge (10 veículos), Santa Maria (05) e Unitrans (44 veículos).

A aquisição dos veículos faz parte do programa de melhoria contínua do sistema de transporte coletivo da capital paraibana acordado entre as seis empresas operadoras de ônibus e a Prefeitura Municipal de João Pessoa para que a frota da cidade continue a ser uma das mais novas do país. Além de zero quilômetro, os ônibus possuem requisitos especiais como com plataformas elevatórias para atender aos portadores de necessidades especiais, cadeiras especiais destinadas a gestantes e obesos, e corrimãos diferenciados para deficientes visuais e sinais de parada com escrita em Braile (linguagem dos sinais).

“A substituição continua dos ônibus mais antigos é um compromisso das empresas que não só proporciona mais comodidade e conforto aos nossos passageiros como também faz com que João Pessoa continue a ter uma das frotas de ônibus mais jovens do país”, comentou o diretor institucional da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa – AETC-JP, Mário Tourinho.



Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário