Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

terça-feira, 11 de junho de 2013

Ex-Seleção Brasileira, Warley vira ‘rei do futebol paraibano’ aos 35 anos




Ex-Seleção Brasileira, Warley vira ‘rei do futebol paraibano’ aos 35 anosDepois de passar por grandes clubes como São Paulo, Grêmio e Palmeiras e também pela Seleção Brasileira, o que mais um jogador de 35 anos pode querer viver na carreira? O atacante Warley foi campeão paulista, gaúcho, da Copa do Brasil e de uma Copa América vestindo a amarelinha, mas ele tem a resposta. Há três anos disputando o Campeonato Paraibano, o jogador conseguiu um feito inédito nesta temporada: ele é o primeiro homem a ser tricampeão estadual consecutivamente atuando pelos três principais clubes do Estado: Botafogo, Campinense e Treze (curiosamente, todos conquistados no Estádio Amigão, em Campina Grande). E ele garante: "É uma sensação inexplicável".


Além de São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Seleção, Warley também defendeu as cores do Atlético Paranaense, onde iniciou a carreira, São Caetano, Brasiliense, Náutico, ABC de Natal, Vila Nova-MG e Udinese da Itália. Quando chegou à Paraíba para jogar pelo Treze no Estadual de 2011, muitos disseram que o jogador estava em fim de carreira.

Mas ali começava o reinado do atacante em terras paraibanas. Uma hegemonia que inclui os títulos de 2011 pelo Galo, 2012 pelo Campinense e o deste ano pelo Botafogo. Além disso, o W9, como passou a ser conhecido, foi o artilheiro máximo nas duas últimas edições da competição.

- Sem dúvida nenhuma este é um dos títulos mais emocionantes de toda a minha carreira, apesar dos meus 35 anos. É engraçado  ainda ter condições de se emocionar assim, mesmo velho para o futebol. Mas eu fico feliz em poder dedicar este título a todos – destacou o atacante com lágrimas nos olhos.


A trajetória invejável de Warley no futebol paraibano começou em preto e branco. Com a camisa alvinegra do Treze, o atacante conquistou o título após vencer o arquirrival Campinense em dois jogos finais no Amigão. E naquele ano, apesar de já ter faro de gol na Paraíba, não foi o artilheiro. Seu companheiro de ataque no Galo foi mais competente. Cléo marcou 15 gols e foi o artilheiro da competição. Warley marcou 13.


No ano seguinte, o atacante seria ainda mais arrasador. Numa transferência que causou frisson, Warley deixou o Treze para vestir a camisa do arquirrival, o Campinense. Um dos algozes do Rubro-Negro no ano anterior, o atacante era agora da Raposa. E acabou campeão, mais uma vez no Amigão, derrotando na final o Sousa.Mas em 2012 Warley foi além. Não bastou ser campeão, foi artilheiro com folgas. Marcou quase o dobro de gols que havia marcado no ano anterior e se tornou o principal goleador da competição, com 22 gols.


Em 2013, a trinca se completou. Depois de ser campeão e fazer história pelos dois principais clubes de Campina Grande, faltava conquistar os campos por um time da capital. Assim, Warley desembarcou no Botafogo neste ano com status de ídolo e como principal esperança do Belo para acabar com o incômodo jejum de 10 anos sem títulos.


Deu certo. O time começou arrasador e venceu a primeira fase com sobras, passando ileso por todos os adversários e sem perder uma partida sequer. Teve uma caída na segunda fase, mas na reta final foi campeão incontestável do campeonato. E Warley, mais uma vez no Amigão, foi campeão, sendo que desta vez na condição de visitante.


- O Estádio Amigão tem um valor especial para mim. É uma espécie de pódio particular meu. Isto é engraçado. Porque com 35 anos, você acha que já viveu de tudo. Mas me emocionei com cada uma das conquistas - comentou o multicampeão.


Antes de chegar à Paraíba


A trajetória de Warley no futebol profissional começou em 1997, defendendo as cores do Atlético-PR. No Brasil, defendeu também times de ponta como Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Náutico.

Warley jogou ainda na Seleção Brasileira entre 1999 e 2001. Marcou dois gols. E além de partidas amistosas, o atacante defendeu a Seleção durante o Pré-Olímpico de 1999 e também na Copa América do mesmo ano (vencendo ambas as competições).

Com as boas atuações, chamou a atenção de empresários europeus que, ainda no ano de 1999, o levaram para a Itália, onde defendeu o Udinese durante cinco temporadas.



G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário