Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 29 de setembro de 2013

Quarenta estudantes são mortos na Nigéria




Quarenta estudantes são mortos na Nigéria Ao menos 40 estudantes foram mortos neste domingo (29) por membros do grupo islamita Boko Haram em um ataque contra o dormitório de uma faculdade do noroeste da Nigéria.

O ataque, o último de uma longa lista dos últimos quatro anos, aconteceu na Faculdade de Agricultura de Gubja (30 km de Damataru, capital do Estado de Yobe).

"Recebemos 40 corpos que foram levados para o necrotério após o ataque", declarou um funcionário do hospital de Damaturu, que não quis se identificar.

Segundo o porta-voz militar do Estado de Yobe, Lazarus Eli, "terroristas do Boko Haram" entraram na faculdade e "dispararam contra os estudantes" que dormiam.


Forças de segurança foram enviadas para o local.


Yobe tem sido palco de violentos ataques nos últimos meses contra instituições de ensino que não seguem os preceitos do Islã, todos atribuídos ao Boko Haram.

O pior ataque aconteceu em julho na cidade de Mamudo, onde islamitas lançaram explosivos e dispararam contra os estudantes, matando 41 pessoas.

O Boko Haram — cujo nome significa "a educação ocidental é um pecado" — reivindicou nos últimos quatro anos uma série de ataques contra escolas e universidades.


Yobe é um dos três estados dos noroeste da Nigéria onde o Exército realiza uma ofensiva desde meados de maio contra o grupo de insurgentes.

O Boko Haram reivindica a criação de um Estado islâmicos no norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário do sul, majoritariamente cristão.

Os araques do grupo extremista e a repressão das forças de segurança deixaram ao menos 3.600 mortos desde 2009, segundo a ONG Human Rights Watch.





R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário