Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 25 de agosto de 2013

Obra de autor paraibano resgata o linguajar do interior da PB




Obra de autor paraibano resgata o linguajar do interior da PBA cidade do Congo, no Cariri Ocidental da Paraíba, serve de palco para a saga de Késsy Jones na incansável busca por seu pai. A obra “Santana do Congo” (Edições Alumiar, 220), uma comédia romanceada que utiliza o linguajar próprio do interior da Paraíba, é de autoria de Efigênio Moura. O lançamento acontece no dia 6 de Setembro na cidade do Congo, durante a Mostra Cultural da cidade. Está previsto o lançamento também em João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha e Sousa.

Em uma busca com vários encontros e desencontros, o artista da estória vê na Festa de Santana, padroeira da cidade do Congo e a chegada de um circo no lugar, a chance de preencher o vazio que havia na sua vida. A narrativa envolvente resgata o cotidiano que compõe a própria identidade do nordestino. Além da cidade do Congo, a estória também passa por Ouro Velho e Prata.

“Santana do Congo” é a terceira obra literária do paraibano Efigênio Moura, natural da cidade de Monteiro. O autor também é radialista, formado em Marketing Estratégico e faz parte da equipe de assessoria de comunicação da Universidade Estadual da Paraíba.

A obra é uma publicação das Edições Alumiar, do Centro Cultural do Cariri (Cuca). Nas últimas páginas do livro leitor vai encontrar um glossário com os termos típicos do linguajar nordestino. “Santana do Congo” tem a ilustração de Júlio Cesar Gomes e a fonte do título do livro é de Galdino Otten, feita exclusivamente para a obra. O prefácio de Beto Brito foi elaborado em versos. A apresentação de Marcelo Vieira Nóbrega, professor de Letras da UEPB, e a orelha de Evaldo Costa, presidente de honra do Centro Cultural do Cariri.

A edição conta com o apoio da empresa de publicidade e propaganda Sin Comunicação, Grupo W3, Cuca, UEPB e Sindfisco-PB.

O livro encontra-se à venda em Recife (Livrarias jaqueira, Cultura e Canto Sertanejo- no mercado da Madalena), em Campina Grande (Livraria Cultura e Livraria da UEPB), em Monteiro (Casa Progresso), em Itabaiana (Farmativa) e em João Pessoa ( Livraria do Luiz).

Mais sobre o autor

Efigênio Moura, natural da cidade de Monteiro, Cariri Ocidental da Paraíba, lançou dois livros antes do “Santana Do Congo”. O primeiro foi “Eita Gota! (Uma viagem paraibana)”, que contou com três edições. Sua terceira edição acaba de ser esgotada em menos de um ano. O segundo “Ciço de Luzia”, livro que foi adotado para o vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tornando-se leitura básica para mais de 20 mil alunos que irão prestar vestibular.

Os livros de Efigênio são ambientados na Paraíba, especificamente no Cariri Ocidental. “Eita Gota!” conta a estória de uma promessa paga e ainda uma viagem de João Pessoa para Monteiro. Já em “Ciço de Luzia”, a trama se passa nas cidades de Camalaú, Zabelê e Monteiro.



Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário