Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Frio, chuva e noite mais longa do ano marcam início do inverno na PB




Frio, chuva e noite mais longa do ano marcam início do inverno na PBO primeiro dia do inverno começou com tempo instável no leste paraibano e previsão de mais chuva para as próximas 24 horas no Litoral, Agreste e Brejo. A nova estação teve início às 2h04 desta sexta-feira (21). Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), durante o período que antecede a primavera, os termômetros podem chegar a 15 ºC em algumas cidades paraibanas.


“No solstício de inverno, neste dia 21 de junho, em todo o Hemisfério Sul, o sol atinge a maior distância da Terra em relação à Linha do Equador, proporcionando a noite mais longa do ano, já que o sol se põe mais cedo. Estas são algumas das principais características desta estação: os dias mais curtos e as noites mais longas”, explicou a meteorologista Marle Bandeira.


Outra peculiaridade da nova estação, que se estende até o dia 22 de setembro, é o aumento da amplitude térmica: em alguns municípios do Cariri paraibano, os termômetros podem variar entre 15 ºC e 30 ºC. “Além das temperaturas mais amenas, temos esta forte variação. Madrugadas de frio intenso e forte calor no início das tardes, principalmente nos meses de julho e agosto”, completou Bandeira.


Chuvas - Nas regiões do Cariri/Curimataú e Sertão, o inverno apresenta baixos índices pluviométricos. Já no Agreste, Brejo e Litoral o período representa, em média, 40% do total de precipitações do ano. “O principal sistema meteorológico gerador de chuvas na Paraíba é constituído por distúrbios ondulatórios de leste, que são as nuvens que se formam no oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste”, concluiu.


Açudes – Os 124 mananciais monitorados pela Aesa têm capacidade de acumular quase quatro bilhões de metros cúbicos de água. Nesta sexta-feira, 73 açudes estão com volume de água acima de 20% de sua capacidade total. Outros 35 estão com volume abaixo de 20% do total e a situação é crítica em 14 mananciais, com menos de 5% do volume. Além disso, um reservatório está sangrando. A relação detalhada pode ser acessada no portal www.aesa.pb.gov.br. Na página também é disponibilizada a previsão do tempo e temperatura com informações atualizadas a cada 12 horas.



PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário