“No solstício de inverno, neste dia 21 de junho, em todo o Hemisfério Sul, o sol atinge a maior distância da Terra em relação à Linha do Equador, proporcionando a noite mais longa do ano, já que o sol se põe mais cedo. Estas são algumas das principais características desta estação: os dias mais curtos e as noites mais longas”, explicou a meteorologista Marle Bandeira.
Outra peculiaridade da nova estação, que se estende até o dia 22 de setembro, é o aumento da amplitude térmica: em alguns municípios do Cariri paraibano, os termômetros podem variar entre 15 ºC e 30 ºC. “Além das temperaturas mais amenas, temos esta forte variação. Madrugadas de frio intenso e forte calor no início das tardes, principalmente nos meses de julho e agosto”, completou Bandeira.
Chuvas - Nas regiões do Cariri/Curimataú e Sertão, o inverno apresenta baixos índices pluviométricos. Já no Agreste, Brejo e Litoral o período representa, em média, 40% do total de precipitações do ano. “O principal sistema meteorológico gerador de chuvas na Paraíba é constituído por distúrbios ondulatórios de leste, que são as nuvens que se formam no oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste”, concluiu.
PB Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário