Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 12 de setembro de 2015

João Pessoa supera meta de vacinação contra paralisia




João Pessoa supera meta de vacinação contra paralisiaO município de João Pessoa ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional contra a Poliomielite (paralisia infantil) e conseguiu imunizar 95,15% da população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. A campanha teve início no dia 15 de agosto com objetivo de vacinar cerca de 48.200 mil crianças.

Durante a campanha, João Pessoa imunizou 45.879 crianças nas 186 equipes de Saúde da Família, distribuídas em 115 Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Centro de Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre.

“O objetivo era imunizar todas as crianças que fazem parte do público alvo da campanha, sobretudo, com esforço dos profissionais de saúde das unidades e dos agentes de saúde que atuam orientando os usuários. Ultrapassamos a meta de 95%, que representa quase 46 mil crianças no município”, afirmou Chiara Dantas, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além de garantir a assistência, a prevenção tem como proposta manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite.

“Para João Pessoa, a campanha acabou e agora iremos continuar apenas com as vacinas de rotina, realizadas nos postos da rede municipal, e com a atualização da caderneta de vacinação de adultos e crianças”, informou Chiara.

Pólio – A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

A vacina confere proteção contra os sorotipos 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95%, com a administração das três doses. Este é o 36º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o 26º ano sem a doença no país.


 assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário