Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Campanha para a Romaria: beba água! Não beba álcool!




Campanha para a Romaria: beba água! Não beba álcool!Ao fim das últimas edições da Romaria de Nossa Senhora da Penha, os organizadores da caminhada receberam a informação de que a maioria dos fiéis atendidos pelas equipes médicas socorristas estava desidratada ou com sintomas de fraqueza devido à falta de alimentação.

O percurso da Romaria é longo: quase 14 quilômetros. Para completar todo o trajeto, saindo da igreja de Lourdes até à Praia  da Penha, os caminhantes levam, no mínimo, 4 horas. Isso num ritmo mais intenso e sem parar. Por isso é necessário beber bastante água ou suco durante o trajeto. E se alimentar com frutas ou barras de cereal, por exemplo. Também é importante usar um calçado confortável e uma roupa leve.

Os organizadores lembram que é importante não fazer uso de bebida alcoólica. “É realmente um apelo o que estamos fazendo. Diante daquela multidão são poucos os que bebem. Mas aqueles que excedem na quantidade de álcool podem causar problemas aos participantes, e não queremos que nenhum incidente atrapalhe este momento de fé e devoção popular a Nossa Senhora da Penha”, explica o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

*Preparativos*

Em 2013, por causa da comemoração dos 250 anos do Santuário de Nossa Senhora da Penha, os preparativos para a festa começaram mais cedo: no mês de maio. Segundo o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. Luiz Antônio de Oliveira, responsável também pelo Santuário, a primeira providência tomada foi a escolha do lema: “Desde a minha juventude, com fé, eu sigo com Maria no Caminho que é Jesus”. “Vemos a juventude como o futuro vivido no presente. Não escolhemos por uma razão negativa, por acharmos os jovens distantes da Igreja. Pelo contrário, eles fazem parte da vida da Igreja. É importante chamarmos a atenção também para o tema da fé, se a temos, se vivemos nela... Não vivê-la apenas de maneira intuitiva, sentimental, emocional, ou até de forma ‘hereditária’, porque nascemos em lares cristãos, mas de forma profunda”, explica Luiz Antônio.

Várias equipes foram formadas para trabalhar na realização do evento. São mais de 600 pessoas - entre jovens, adultos e idosos - envolvidas em equipes como ornamentação, coleta, liturgia, ministros de Eucaristia, acolhimento e segurança do andor. Além dos fiéis que ajudam na Romaria, a organização do evento também tem o apoio dos serviços públicos. Várias secretarias estaduais e municipais firmaram parcerias para garantir serviços como segurança dos romeiros, ambulâncias em pontos estratégicos do percurso, organização do trânsito e disponibilização de banheiros químicos. Também foram cedidas algumas vans para transportar os músicos das mais de 10 bandas que vão animar os trios elétricos.

Lembrando que nesta quarta-feira, dia 20, às 19h30, começa o Tríduo (três noites de celebrações) em homenagem a Nossa Senhora da Penha, no Santuário dedicado à Santa, na Praia da Penha, no litoral de João Pessoa. O Tríduo serve de preparativo para a Romaria na noite do sábado.




Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário