Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mais de mil moradores do Litoral Sul capacitados para o mercado de trabalho





O município de Pitimbu, Litoral Sul da Paraíba, vai receber, em 2015, a primeira fábrica com tecnologia de última geração com a qualidade Brennand Cimentos. A mão de obra responsável pela construção e operação da unidade será recrutada na região. Para isso, o Governo do Estado, Prefeituras de Pitimbu e Alhandra, Mais Consultoria Social, SENAI e Brennand Cimentos desenvolvem o Projeto Mãos Dadas com o Futuro. Até o momento, são mais de 900 alunos formados e a expectativa é que até o final do projeto, previsto para agosto deste ano, sejam capacitadas mais de mil pessoas, ultrapassando a meta inicial, que era formar 837 jovens.

 “Assim que soube do projeto me interessei, pois era uma chance de ingressar no mercado de trabalho, já que eu estava desempregado”, disse Rafael Barros de Oliveira, um dos beneficiados pelo Mãos Dadas com o Futuro. Ele participou dos cursos de Pedreiro e de Mecânico de Manutenção. “Decidi fazer os dois cursos para acrescentar mais valor ao meu currículo, além de mais conhecimento, já que a fábrica está dando muitas oportunidades para os moradores da região”, observa Rafael, que hoje comemora a vaga que conquistou na obra da Brennand Cimentos. “Estou trabalhando como servente, mas já tenho proposta para trabalhar como Mecânico de Manutenção, além disso, quero fazer um curso técnico de mecânica. Isso tudo graças ao Mãos Dadas com o Futuro, que me ajudou a criar um interesse maior pela área”, revela o ex-aluno, que pretende fazer, ainda, outros cursos dentro do projeto, como o de Caldeireiro. “A minha pretensão é continuar trabalhando na fábrica e crescer junto com ela e com o desenvolvimento da cidade”, conclui.

Em parceria com o SENAI, são oferecidas aulas teóricas e práticas de Carpintaria de Obras, Armador de Ferro, Pedreiro, Ajustador Mecânico, Mecânico Industrial, Soldador, Eletricista Industrial, Eletromêcanica, Ajudante Geral e Químico. O projeto social também aborda, dentro do módulo de Cidadania, temas voltados para relações pessoais e do mercado. Entre os itens, trabalhados pela Mais Consultoria Social, estão Ética, Meio Ambiente, Marketing Pessoal, Relações de Grupo, Identidade, Comunicação, Projeto de Vida e Mercado de Trabalho.

“Percebemos nos alunos uma mudança de postura, um preparo para integrar a nova realidade que o município está vivendo. O projeto elevou a autoestima dos participantes. Eles mudaram a expectativa pessoal e se capacitaram tecnicamente”, avalia o consultor de Planejamento Estratégico do Projeto, Francisco Carlos da Silveira. Em 2013, a ação social formou 96,9% dos alunos matriculados, percentual que excede a média de concluintes dos cursos oferecidos pelo SENAI, que no ano passado foi de 85%.
“Participar do projeto mudou completamente a minha vida, pois arrumei um emprego logo em seguida e hoje me sinto mais preparado para o mercado de trabalho”, destaca o ajudante de mecânico da obra, Adriano Manoel de Souza, que participou do curso de Mecânico de Manutenção. “Pretendo me especializar cada vez mais, pois sei que realmente vale à pena”.

O Mãos Dadas com o Futuro também relembra as disciplinas de Português e Matemática, com aulas de reforço. “Desde o planejamento da ação, pensamos em ampliar o aprendizado e conceder o máximo de benefícios para que pudéssemos apresentar aos alunos uma nova possibilidade de entrar no mercado de trabalho”, afirma a diretora da Mais Consultoria Social, Erika Correia.

Ao final do projeto, serão mais de 50 turmas formadas e 1077 alunos capacitados que, após seleção, poderão trabalhar na fábrica da Brennand Cimentos, além de estarem aptos para entrar no mercado de trabalho. Quando entrar em operação, a nova fábrica vai gerar 245 empregos diretos e 800 indiretos, além de movimentar socioeconomicamente a região do Litoral Sul da Paraíba.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário