Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 1 de junho de 2013

Mulheres correspondem à metade da população de fumantes na PB




Mulheres correspondem à metade da população de fumantes na PBDe acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, correspondente ao Censo de 2010, estima-se que mais de 200 mil mulheres sejam fumantes na Paraíba; o universo de tabagistas do estado é de 414 mil, 11,5 % da população. A coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde da Paraíba (SES) afirma que a população feminina é particularmente mais sensível aos danos do cigarro, como hipertensão, diabetes e infarto. Atualmente, 37 municípios paraibanos possuem centros de tratamento para o tabagismo. saiba mais

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado nesta sexta (31), a SES realizou, no último dia 28, uma capacitação com profissionais do Centro de Tratamento dos Fumantes de Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. Ainda de acordo com a coordenadora do núcleo, a capacitação deve se estender aos demais municípios a partir do segundo semestre. Os profissionais aguardam a avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), pois ainda estão em processo de adesão.

As unidades credenciadas para o atendimento aos tabagistas, em João Pessoa, estão presentes em cinco bairros da cidade, nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Cristo, Mangabeira, Jaguaribe, Mandacaru e Rangel, que também trata alcoólatras e outros dependentes químicos. “No caso do apoio aos fumantes, as reuniões acontecem uma vez por semana, durante quatro semanas, e oferecemos o apoio medicamentoso quando necessário”, afirma Gerlane.

Na manhã desta sexta (31), a SES, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, estudantes e residentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou uma ação nos ambulatórios do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), aferindo pressão arterial e informando, através da distribuição de panfletos e folders, dos malefícios do cigarro.



Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário