A vitória de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno da eleição presidencial mais uma vez gerou um surto de mensagens preconceituosas contra nordestinos, nortistas, negros e beneficiários dos programas sociais do governo federal. Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se enfrentarão no segundo turno para definir quem será o próximo presidente.
O fenômeno já havia sido observado em 2010, quando Dilma foi eleita pela primeira vez. Desta vez, a onda de mensagens preconceituosas acabou gerando uma iniciativa curiosa. Alguns internautas resolveram criar a página “Esses nordestinos” em que reúnem postagens preconceituosas e agressivas contra nordestinos para denunciar a discriminação.
Muitas das mensagens postadas na página que denuncia o preconceito de internautas são cheias de palavrões. “Meu c que chamar nordestino de burro alienado e idiota é preconceito”, diz mensagem postada no perfil de Júlia Colonetti, cuja conta no Twitter foi apagada. “Alguém separa o nordeste desse país, por favor”, diz mensagem do perfil Karol Guns, também apagado da lista do Twitter. Lorenzzo Warrak teve mensagem colocada na página depois de postar “não queria ter preconceito regional não, mas nordestinos e nortistas não abrem mão de bolsa (tudo)… tão f essa eleição”.
A legislação prevê pena de até três anos de cadeia e multa para casos de preconceito. Segundo a Lei 7.716, qualquer tipo de preconceito contra a procedência nacional, etnia, cor, raça ou religião é crime. No artigo 20, diz que induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional terá uma pena de reclusão de um a três anos e multa.
Fernando Henrique Cardoso
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse na última segunda-feira (06) que o PT cresceu nos grotões do país e que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem o voto dos “menos informados”. “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou Fernando Henrique, em entrevista aos blogueiros do UOL Josias de Souza e Mário Magalhães.
“Essa caminhada do PT dos centros urbanos para os grotões é um sinal preocupante do ponto de vista do PT porque é um sinal de perda de seiva ele estar apoiado em setores da sociedade que são, sobretudo, menos informados”, completou o tucano. Em sua avaliação, o desempenho do PSDB é diferente, nesse aspecto, uma vez que em estados como São Paulo seu partido tem maioria. “Aqui em São Paulo, quando o PSDB ganha, ele ganha porque tem apoio de pobre, não é porque tem apoio de rico. (...) A falta de informação é responsabilidade do Estado, não da pessoa, é uma constatação. Geralmente, é uma coincidência entre os mais pobres e os menos qualificados.”
*Com informações de O Dia
Imagem ilustrativa da apresentadora Rachel Sheherazade que é paraibana
Nenhum comentário:
Postar um comentário