Uma apresentação de dança em versão funk do Hino Nacional, feita por alunos de uma escola pública da Paraíba, gerou polêmica em uma rede social. O vídeo gravado na 10ª Amostra Cultura, Científica e Tecnológica (ACCTEC) da Escola Estadual Senador Humberto Lucena, em Cacimba de Dentro, no Curimataú paraibano, foi publicado no Facebook e contava com mais de 29 mil compartilhamentos até esta terça-feira (16).
Veja aqui o link do vídeo.
Com a temática Ciência, Cultura e Sociedade, o evento aberto ao público e coordenado pelo professor de língua estrangeira Alan Oliveira, contou com apresentações de dança, música e teatro. No ano passado, já tinha sido apresentada uma versão em forró do Hino Nacional, segundo o docente, e sem nenhuma repercussão negativa. Desta vez, após o vídeo gravado na terça-feira (9), foram recebidas várias críticas, elogios e ameaças de internautas.
O festival de artes no pátio da escola contou com apresentações de sapateado, street dance, balé, dança do ventre e até um monólogo teatral. Foi aberto ao público, com participação de convidados de escolas da cidade e de municípios circunvizinhos.
"A direção da escola me deu carta branca e os alunos gostam do ritmo, inclsuive eles mesmos incluiram opassinho na apresentação. A gente esperava críticas, mas não dessa forma. Nossa escola quebra muito o preconceito e a maioria dos alunos ama o funk. Na mesma hora tive a ideia, tenho muitas outras ideias para a área cultural. Na escola há muitos talentos da dança, da música, do teatro... A cada dia conheço um novo talento e a gente tem que expor esses talentos", destacou.
Conforme a lei federal nº 5.700/71, que dispõe sobre a forma de apresentação dos Símbolos Nacionais, não é permitida a execução de arranjos artísticos instrumentais do Hino Nacional que não sejam autorizados pelo Presidente da República, ouvido o Ministério da Educação e Cultura.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário