Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Dança de jovens em versão funk do Hino Nacional gera polêmica na PB




Dança de jovens em versão funk do Hino Nacional gera polêmica na PBUma apresentação de dança em versão funk do Hino Nacional, feita por alunos de uma escola pública da Paraíba, gerou polêmica em uma rede social. O vídeo gravado na 10ª Amostra Cultura, Científica e Tecnológica (ACCTEC) da Escola Estadual Senador Humberto Lucena, em Cacimba de Dentro, no Curimataú paraibano, foi publicado no Facebook e contava com mais de 29 mil compartilhamentos até esta terça-feira (16).

Veja aqui o link do vídeo.

Com a temática Ciência, Cultura e Sociedade, o evento aberto ao público e coordenado pelo professor de língua estrangeira Alan Oliveira, contou com apresentações de dança, música e teatro. No ano passado, já tinha sido apresentada uma versão em forró do Hino Nacional, segundo o docente, e sem nenhuma repercussão negativa. Desta vez, após o vídeo gravado na terça-feira (9), foram recebidas várias críticas, elogios e ameaças de internautas.

Entre os comentários postados na publicação, muitos leitores fazem comentários contrários à publicação, como "nunca pensei que isto pudesse acontecer ... Falta de respeito" e "Gente sem educação, sem respeito e sem cultura". Um internauta chega a dizer que "tinha que jogar uma bomba nessa escola de lixo".

Mas há também quem defenda a atividade justificando que "as pessoas devem respeitar opiniões, não achei nada demais usarem o hino com funk, isso é criatividade". "Nunca imaginei que no Brasil existia tanta gente preconceituosa e de mente pequena", diz outra internauta.

Segundo o professor, a escola não tem aula de música, mas ele sempre se envolveu com a questão cultural. Ele diz que pegou a versão da internet e criou a dança, ele e os alunos, em apenas um dia. "Sem intenção de polemizar, apenas trazer atenção dos alunos para o hino e quebrar o preconceito, com esse estereótipo de marginalização do funk. Tem muita gente criticando, páginas de humor compartilhando, pessoas ameaçando... Tivemos apenas a intenção de educar", explicou o professor Alan Oliveira.

O festival de artes no pátio da escola contou com apresentações de sapateado, street dance, balé, dança do ventre e até um monólogo teatral. Foi aberto ao público, com participação de convidados de escolas da cidade e de municípios circunvizinhos.

"A direção da escola me deu carta branca e os alunos gostam do ritmo, inclsuive eles mesmos incluiram opassinho na apresentação. A gente esperava críticas, mas não dessa forma. Nossa escola quebra muito o preconceito e a maioria dos alunos ama o funk. Na mesma hora tive a ideia, tenho muitas outras ideias para a área cultural. Na escola há muitos talentos da dança, da música, do teatro... A cada dia conheço um novo talento e a gente tem que expor esses talentos", destacou.

Conforme a lei federal nº 5.700/71, que dispõe sobre a forma de apresentação dos Símbolos Nacionais, não é permitida a execução de arranjos artísticos instrumentais do Hino Nacional que não sejam autorizados pelo Presidente da República, ouvido o Ministério da Educação e Cultura.




 G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário