Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

“Superlua” pode ser vista no Terraço da Estação Cabo Branco




“Superlua” pode ser vista no Terraço da Estação Cabo BrancoA “Superlua” poderá ser vista no céu de João Pessoa neste domingo (10), a partir das 17h18, no Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita, no entanto, as observações vão depender das condições climáticas do dia. Caso o céu esteja nublado não ocorrerá visualização.


O professor de astronomia, Marcos Jerônimo, explicou que a lua vai aparecer bem maior que de costume. “Essa é a maior de todas as aproximações do nosso satélite natural durante o ano, estando à lua no perigeu, ou seja, no ponto mais distante da terra, às 14h50 e distando 356,896 quilômetros de nosso planeta”, acrescentou.


A Superlua acontece porque a órbita da lua, em torno da terra, não é totalmente circular e sim elíptica. Sendo assim, a distância entre o astro e a terra varia bastante, de forma que, ocorre um ponto mais distante, chamado de apogeu lunar e outro mais próximo chamado de perigeu lunar, onde a diferença é de 50 mil quilômetros.


Quando o perigeu lunar coincide com a Lua cheia (com céu limpo e sem nuvens ao nascer), a lua parece ser 14% maior e 30% mais brilhante do que pareceria no apogeu. É a Superlua, uma boa oportunidade para experimentos fotográficos noturnos de paisagens.


“A Superlua é um fenômeno astronômico informal e relativamente comum. Em média, acontece uma vez a cada 13 meses e em alguns anos pode ocorrer mais de uma vez. No ano passado tivemos três Superluas, onde a mais próxima ocorreu no mês de junho”, finalizou.


Serviço: Projeto Venha Ver a Lua

Observação: Lua e “Superlua”

Domingo (10)

Hora: 17h18

Local: Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A entrada gratuita.

*OBS: As observações vão depender das condições climáticas do dia. Caso o céu esteja nublado não ocorrerá visualização.

Informações: 3214. 8303 – 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Twitter: @estacaocb

Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco


 Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário