Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 13 de abril de 2014

Paraíba terá 150 novo leitos para dependentes no segundo semestre




Paraíba terá 150 novo leitos para dependentes no segundo semestreA Paraíba terá 150 leitos gratuitos para internação de dependentes químicos em clínicas privadas de recuperação, no início do segundo semestre deste ano. A iniciativa vai reduzir uma fila que tem 220 pessoas de baixa renda, à espera de um tratamento contra o vício em drogas e será realizada através de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal. Atualmente, existem 52 clínicas cadastradas, que recebem pacientes encaminhados pelo Programa  Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (PEPD), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Humano (SDH), para tratamento custeado pelas famílias. O valor médio de um tratamento é de R$ 1,5 mil. Esta é a segunda matéria da série “Drogas, sai fora!”.


No ano passado, 223 pacientes foram encaminhados pelo PEPD para clínicas de recuperação. Segundo o pastor Túlio Polari, coordenador do programa, são pessoas que procuraram a SDH em busca de socorro para largar a droga. “Nós sabemos que o preço de um tratamento é alto, mas não há outra opção para os dependentes. Por isso encaminhamos um projeto ao Governo Federal com a ideia de terceirizar leitos e garantir o acesso das pessoas de baixa renda às clínicas de recuperação. O projeto foi aprovado e receberemos a verba até o mês de julho”, explicou. O investimento nos 150 leitos será de R$ 2 milhões.


O coordenador disse ainda que já está em fase de conclusão o projeto para a construção da clínica de internação do Estado, que deverá ser anunciada até o final do ano. Segundo Túlio, um dos pontos que ainda não está definido é a localização do estabelecimento. “Nós sabemos que a maior demanda é em João Pessoa, mas a clínica não pode ser construída aqui, por questões de segurança. Estamos analisando os espaços em cidades do interior”, afirmou. Enquanto isso, a solução será a terceirização dos leitos privados. As pessoas interessadas devem procurar o atendimento na sede da Secretaria de Desenvolvimento, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, no posto de atendimento localizado na Casa da Cidadania do Manaíra Shopping ou através do telefone 8795-6000.





 Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário