Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

terça-feira, 15 de abril de 2014

Agentes penitenciários recapturam acusado de estupro foragido




 Agentes penitenciários recapturam acusado de estupro foragidoO secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino, detalhou, na manhã desta segunda-feira (14), como o serviço de inteligência e o trabalho operacional da Secretaria recapturou o detento Leônio Barbosa de Arruda, 22 anos, que fugiu da Penitenciária Padrão de Campina Grande, no dia 5 de Abril. As informações foram repassadas à imprensa, durante entrevista coletiva naquela unidade prisional.

De acordo com Wallber, desde o dia em que o preso fugiu, o serviço de inteligência passou a fazer campanas na região de Caturité, no Cariri paraibano, pois os agentes obtiveram informações de que Leônio estava escondido em fazendas daquela área. Nesse final de semana, todo o cerco estava montado para capturar o fugitivo, que estava numa fazenda do sítio Salgado, na cidade de Caturité, onde seu irmão trabalha.

“Então, foi feito um trabalho de inteligência com a família de Leônio, mostrando as vantagens de ele se entregar. Ele foi forçado a sair do local porque não tinha escolha. Os agentes penitenciários apenas evitaram o confronto e fizeram um trabalho de conscientização com a família, que o convenceu a se render”, disse o secretário.

Leônio se alojou numa área elevada da fazenda, o que lhe proporcionava uma visão ampla de quem se aproximava do local. Segundo o diretor do presídio, Anselmo Vasconcelos Costa, o irmão de Leônio foi orientado a convencer o foragido a se entregar, para que outras pessoas não viessem a se ferir num eventual confronto. “E assim aconteceu. Na manhã de domingo, eu e os agentes envolvidos na operação aguardamos Leônio sair do esconderijo e o trouxemos de volta ao presídio, sem um arranhão sequer”, destacou Anselmo.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, informou que a recaptura do fugitivo teve a participação da Semdh na interlocução com a comunidade e famílias das vitimas, através do comitê Ana Alice, de Queimadas. "Mantivemos o diálogo direto com representantes das famílias e o fugitivo se entregou após ter sido cercado pela policia. O comitê Ana Alice acompanhou a negociação com familiares. Agora esperamos o julgamento do preso e vamos continuar trabalhando para que a sociedade compreenda que estupro é crime", afirmou.

A fuga – Todas as imagens da fuga de Leônio foram cedidas à imprensa, após a entrevista coletiva. Os registros mostram que às 20h15min14s, o detento circula pelo pátio e se dirige ao muro do presídio. Às 20h16min10s, a câmera instalada na parte externa da muralha registra Leônio fugindo, com a reação imediata do agente que estava no monitoramento do circuito de câmeras e acionou os demais funcionários de plantão.

Os agentes saem para a área externa da unidade às 20h17min15s, ou seja, um minuto após o preso ter pulado o muro. Anselmo explicou que a recaptura foi impossibilitada no momento pela escuridão nos arredores do presídio.

Transferência – O detento estava com a mesma roupa com a qual fugiu e quase não saía do esconderijo, durante os oito dias que passou foragido. Por determinação do secretário Wallber Virgolino, Leônio será transferido ainda nesta segunda-feira para o presídio do PB-1, em João Pessoa.

Leônio foi preso em novembro de 2012, suspeito de violentar e assassinar a estudante Ana Alice Macedo Valentim, de 16 anos, quando ela voltava da escola na cidade de Queimadas, no Agreste paraibano. Ela havia desaparecido em setembro do mesmo ano. Ele também foi indicado pela polícia como suspeito de ter estuprado uma jovem de 18 anos e tentado estuprar uma mulher de 40 anos.





 Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário