Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Inscrições para Olimpíada Robótica até Sexta




Inscrições para Olimpíada Robótica até SextaAs inscrições para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que mobiliza há três anos estudantes dos níveis Fundamental e Médio da Paraíba, foram prorrogadas até sexta-feira (17). Até agora, 50 equipes se inscreveram para a competição, que está marcada para o dia 15 de junho na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, ocupando todos os 1,4 mil metros quadrados (m2) do primeiro pavimento da Torre Mirante.


Os primeiros colocados dos níveis 1 (Fundamental) e 2 (Médio) na seletiva estadual garantem passaporte para a final, a etapa nacional, disputada este ano novamente em Fortaleza, entre os dias 13 e 17 de outubro. “Quatro arenas para treinamento das equipes já estão disponíveis no primeiro andar, e o agendamento pode ser feito de terça a sexta-feira, entre as 10h e 12h, e  das 14h às 16h, com o setor de Gestão Educacional da Casa”, disse o coordenador estadual da OBR, Fagner Ribeiro.


O circuito – Organizadas entre duas e quatro pessoas, o objetivo das equipes é cumprir um circuito em que um protótipo, simulando um bombeiro comandado previamente por programação, sai de um ponto de partida, passa por obstáculos e resgata a vítima no ponto oposto sem sofrer avarias – tudo em até cinco minutos.


Quem cumprir o torneio no menor tempo vai passando por eliminatórias ao longo do dia até ficar entre os três mais bem classificados. Os prêmios são medalhas.“Esse evento é de suma importância para a educação, pois a robótica é uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões”, afirmou Fagner Ribeiro.

Novidades – As novidades para esta edição da OBR não param por aí. A distribuição das medalhas abrangerá novas categorias, como a de Prêmio Estreante, Escola Pública e Privada, Robustez (atribuídos aos alunos que fizeram o robô mais possante), Inovação, Elegância e Dedicação (para as equipes que foram solidárias com outras).

Eva, a mascote da Olimpíada – A exemplo de 2012, quando o mascote Wall-e GT, protótipo inspirado no personagem-título da animação da Disney-Pixar, foi a grande atração da OBR, neste ano temos a sua namorada, Eva, para ser chamariz do evento. Feita de isopor e revestida com papel-marchê, a robozinha está em fase de montagem. Seus idealizadores são os mesmos do Wall-e, os estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gabriel Dalmolin e Thiago Nóbrega, monitores da Estação.


“Queremos que a Eva tenha mais interação com os visitantes do que o Wall-e. Para isso planejamos programá-la com sensores de infravermelho. O seu primeiro acionamento será pelo som, quando esperamos que ela possa responder aos comandos de voz do público”, adianta Gabriel. Esta fase de testes é uma das últimas, próxima ao acabamento do protótipo, que está previsto para 1° de junho. “Seguindo o modelo do filme, Eva vai ficar maior do que o Wall-e. Juntando corpo e cabeça, vai medir 85 centímetros de altura, contra 77 do mascote namorado”, conta. No dia da Olimpíada, ambos vão estar entre os competidores e público, sendo garantia de muitos flashes.


 Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário