As inscrições para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que mobiliza há três anos estudantes dos níveis Fundamental e Médio da Paraíba, foram prorrogadas até sexta-feira (17). Até agora, 50 equipes se inscreveram para a competição, que está marcada para o dia 15 de junho na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, ocupando todos os 1,4 mil metros quadrados (m2) do primeiro pavimento da Torre Mirante.
O circuito – Organizadas entre duas e quatro pessoas, o objetivo das equipes é cumprir um circuito em que um protótipo, simulando um bombeiro comandado previamente por programação, sai de um ponto de partida, passa por obstáculos e resgata a vítima no ponto oposto sem sofrer avarias – tudo em até cinco minutos.
Novidades – As novidades para esta edição da OBR não param por aí. A distribuição das medalhas abrangerá novas categorias, como a de Prêmio Estreante, Escola Pública e Privada, Robustez (atribuídos aos alunos que fizeram o robô mais possante), Inovação, Elegância e Dedicação (para as equipes que foram solidárias com outras).
“Queremos que a Eva tenha mais interação com os visitantes do que o Wall-e. Para isso planejamos programá-la com sensores de infravermelho. O seu primeiro acionamento será pelo som, quando esperamos que ela possa responder aos comandos de voz do público”, adianta Gabriel. Esta fase de testes é uma das últimas, próxima ao acabamento do protótipo, que está previsto para 1° de junho. “Seguindo o modelo do filme, Eva vai ficar maior do que o Wall-e. Juntando corpo e cabeça, vai medir 85 centímetros de altura, contra 77 do mascote namorado”, conta. No dia da Olimpíada, ambos vão estar entre os competidores e público, sendo garantia de muitos flashes.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário