Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 22 de março de 2013

Comando Geral da PM extingue símbolo da caveira na corporação




Comando Geral da PM extingue símbolo da caveira na corporação O Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) publicou, no boletim interno desta quinta-feira (21), resolução (número 003/2013) que dispõe sobre a vedação do uso de símbolos e expressões de cunho intimidatório no âmbito da corporação, além de frases e jargões em músicas ou jingles de treinamento que façam apologia ao crime e à violência.

A norma segue entendimento da resolução de 20 de dezembro de 2012, da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, e entrou em vigor já na data de publicação. Com isso, o símbolo da faca sobre a caveira, então utilizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PMPB em fardamentos e bandeiras, será retirado de tais materiais. O símbolo era usado na tropa especializada com o significado da vitória da vida sobre a morte.

No entanto, o emblema pode provocar outras interpretações e como a missão constitucional da PMPB é promover a paz social e o bem-estar da sociedade democrática, o Comando Geral resolveu extinguir o uso da‘faca na caveira’.

“A essência do Bope não está em símbolos, mas sim em preservar vidas e aplicar a lei. O batalhão vai continuar sendo um importante braço da Polícia Militar, sempre intervindo em situações de risco e sem derramamento de sangue. Em um ano (tempo de ativação do Bope na Paraíba), todas as intervenções feitas pela unidade salvaguardaram a vida dos cidadãos de bem e daqueles que estavam contra a ordem pública”, frisou o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves.

Ele comentou, ainda, que a decisão de extinguir o símbolo da ‘caveira’ foi tomada pelo Comando, em construção com o Bope, mas abrangendo toda a corporação, “a fim de assegurar a cultura de paz e também não polemizar, pois temos problemas reais para solucionar”.  



Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário