Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 22 de setembro de 2012

Detran-PB investiga 25 autoescolas no Estado




Detran-PB investiga  25 autoescolas no EstadoVinte e cinco autoescola estão sendo investigadas pelo Departamento de Trânsito da Paraíba. A revelação foi feita pelo corregedor do Detran-PB, Wallber Virgolino. Ele informou que uma das irregularidades cometidas por esses centros de aprendizados para condutores é o não cumprimento das aulas, conforme estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro.


Virgulino revelou ainda que mais da metade dos candidatos que fazem teste para ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Detran-PB são reprovados em alguma das etapas do processo. Segundo o corregedor do órgão, Wallber Virgolino, por dia, 410 pessoas passam pelos exames na unidade de João Pessoa e o índice de reprovação varia de 50% a 70%.


O corregedor do Detran-PB assegurou que a ação de quadrilhas que estariam atuando para fraudar as provas também diminuiu. Ele informou que muitos vendiam as respostas das provas ou colocavam outras pessoas para fazer os testes escritos no lugar do candidato. "Até davam a CNH sem o candidato pisar no Detran. Para evitar a corrupção, há um rodízio de funcionários que avaliam a prova prática. Todo dia muda, para tentar impedir o contato maior com o despachante ou com o próprio usuário. Se tivesse mais efetivo, o rodízio funcionaria melhor. A pista [de provas práticas de direção] também conta com 10 câmeras”, disse.


Segundo o corregedor, o aluno que se sentir prejudicado na reprovação, pode pedir revisão das provas, requisitar as imagens e reivindicar um novo teste. “Quem compra [a CNH] está cometendo corrupção ativa, segundo o Código Penal, artigo 333, que diz que a pessoa que oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público pode ter pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa”, disse.


O representante do sindicato dos centros de condutores atribuiu o aumento no índice de reprovação dos alunos ao surgimento de novas autoescolas e a falta de fiscalização do Detran. Outro problema constatado pelo sindicato é a falta de qualificação existente em alguns centros de formação. Atualmente, a Paraíba possui 72 autoescolas.




 Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário