A população foi chamada para discutir os Planejamentos Orçamentários, as Prioridades dos Serviços Públicos, a Transparência dos Atos do Governo, criando as condições necessárias para o povo participar e interagir com o Governo Municipal. Estiveram presentes Secretários de diversas pastas, Assessores da Administração, Vereadores, Empresários e da Sociedade em geral.
Assim como as empresas, os governos precisam ter planos pois os recursos são sempre menores do que as necessidades que deveriam ser atendidas. E quando não se planeja, o risco de desperdício e de ineficiência costuma ser bem maior. A Constituição Federal obriga os governos a planejar os seus gastos, seja no nível federal, estadual ou municipal.
A responsabilidade para elaborar o projeto do plano plurianual é do Chefe do Poder Executivo, no caso o prefeito Leonardo Barbalho. O projeto do Plano Plurianual é elaborado com a participação dos principais órgãos do governo, começando pelas Secretarias da Prefeitura. Tais como: Administração, Gabinete, Finanças, Trabalho e Ação Social, Saúde, Educação e Cultura,Turismo e Meio Ambiente, Obras e Infra-Estrutura, Agricultura e a de Pesca.
"Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe” e é assim que a Administração de Leonardo Barbalho com toda a sua equipe administrativa que caminhar com uma participação popular e de todos juntos pela Cidade de Pitimbu-PB .
Dentro dos procedimentos administrativos, assim que o Projeto de Lei esteja concluído o Prefeito remete-o à Câmara de Vereadores, onde será apreciado, discutido e votado o referido Projeto de Lei até o fim do ano. Terminada essa etapa, o Projeto aprovado retorna para a Prefeitura, que deve sancioná-lo e mandar publicá-lo, para que comece a vigorar. Importante lembrar que durante as etapas de elaboração e de discussão e votação do Plano Plurianual deve ser realizada audiência pública (como a que ocorreu), que é a oportunidade para que a população de cada região administrativa apresente as suas demandas e participe da definição de prioridades sobre o que o governo deve realizar nos próximos quatro anos. O PPA é uma ponte entre as idéias do povo e a política pública.
“Isso nunca havia acontecido no município este plano era realizado dentro de uma sala com quatro ou cinco pessoas,que não tinham o compromisso de ouvir as pessoas ,e essa não é a nossa visão de governar,nosso governo é para todos e assim será sempre.” disse o prefeito Leonardo Barbalho encerrando a Audiência.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário