Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 12 de janeiro de 2013

Capacitação mobiliza gerências de saúde no mapeamento da dengue



Capacitação mobiliza gerências de saúde no mapeamento da dengueO Ministério  da Saúde destinou recursos aos municípios para qualificação das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Para a utilização desses recursos, os municípios devem cumprir algumas metas, entre elas a realização do Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti (LIRAa). Por esse motivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, a partir desta segunda-feira (14), reuniões com as Gerências Regionais de Saúde (GRS).

    De acordo com a gerente operacional de Vigilância em Saúde da SES, Djanira Lucena, o foco da SES é a implementação do levantamento. “Nós estamos buscando capacitar e qualificar as GRS para que apoiem os municípios na realização do LIRAa. Em 2010, só três municípios realizavam o levantamento. Ano passado passaram para 35 municípios e neste ano a gente quer alcançar os 223 municípios do Estado. Estamos em um período de sazonalidade do vetor e por isso a gente precisa que os municípios estejam aptos a realizar esse levantamento”, disse.

    O LIRAa é uma metodologia de trabalho para identificar os locais de maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. Assim, pode-se avaliar o risco de possíveis epidemias e intensificar as ações de combate e controle da dengue nas regiões onde o índice de infestação estiver mais elevado. “Esse levantamento gera informações, não somente durante o trabalho de rotina, mas principalmente em momentos críticos, fazendo uso de uma metodologia capaz de fornecer dados em tempo hábil para estruturar ações específicas e aumentar a eficácia no combate ao mosquito transmissor da dengue como, por exemplo, identificar sistematicamente os potenciais criadouros do Aedes aegypti, permitindo conhecer a importância epidemiológica desses depósitos e o direcionamento de ações de controle vetorial. O LIRAa nos dá o retrato dos municípios, mostrando quais áreas estão mais críticas, para que possamos distribuir as ações de uma maneira mais adequada, reduzindo assim a infestação do mosquito”, disse Djanira.

    A SES convidou para participar das reuniões os apoiadores de Vigilância Ambiental das GRS e os gerentes regionais de saúde. Segundo Djanira, as reuniões estão abertas para a toda a Vigilância Epidemiológica. As reuniões serão realizadas na Comissão Intergestores Bipartite – CIB, na própria SES, durante todo o dia. Os encontros ocorrem até a próxima quinta-feira (17).

    Programação das reuniões  

  Segunda (14) – 1ª Macro (1ª, 2ª e 12ª GRS) Terça (15) – 2ª Macro (3ª, 4ª e 5ª GRS) Quarta (16) – 3ª Macro (6ª, 7ª e 11ª GRS) Quinta (17) – 4ª Macro (8ª, 9ª e 10ª GRS)  


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário