Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 8 de dezembro de 2012

MEC avalia instituições de ensino superior da Paraíba




MEC avalia instituições de ensino superior da ParaíbaO Ministério da Educação (MEC) avaliou as instituições de ensino superior da Paraíba e divulgou nesta quinta-feira (6) que quatro instituições receberam conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala variável de 1 a 5. Foram elas a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Faculdade UNPB e o Instituto Federal de Tecnologia da Paraíba (IFPB).

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu nota 3 na avaliação, resultado considerado também satisfatório. Outras oito faculdades particulares também receberam a mesma nota, Unipê, Iesp, Fesp, Facene, Fesvip, Inper, Famene e Unibratec.  


De acordo com o MEC, a UFCG obteve o melhor índice da Paraíba, com IGC contínuo 3,48 (conceito 4), enquanto a UFPB obteve 3,41 (conceito 4) e a UEPB recebeu nota 2,80 (conceito 3). Foi divulgado ainda o Conceito preliminar de Curso (CPC), que avalia os cursos de graduação. Dois cursos da UFPB, entre os 31 avaliados, obtiveram nota máxima (5): licenciatura em Computação e Sistemas de Informação. A UFCG teve 20 cursos avaliados e cinco receberam nota máxima: Ciências da Computação, Pedagogia, licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais, bacharelado em História.

O IFPB obteve sete cursos avaliados, com dois recebendo nota máxima: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Rede de Computadores. A UEPB teve 25 cursos avaliados, com apenas o curso de Química Industrial recebendo conceito 2, considerado insatisfatório. Em todo o país, foram avaliadas 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório, enquanto que apenas 27 faculdades e universidades alcançaram a avaliação máxima.

O IGC foi criado para medir, num único indicador, a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Para a graduação, é utilizado o CPC (Conceito Preliminar de Curso), baseado, entre outros dados, no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), no Censo da Educação Superior e na infra-estrutura, corpo docente e programa pedagógico. A avaliação dos programas de pós-graduação é feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), que acompanha anualmente o desempenho dos programas.  



G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário