A partir desta quarta-feira (10) e até o dia 18 deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai promover atividades educativas de trânsito durante a Semana da Criança. Os eventos ocorrerão na Praça do Povo da Fundação Espaço Cultural (Funesc).
As atividades a serem realizadas na Praça do Povo utilizarão a estrutura da carreta do Programa “Na Pista Certa”, que proporciona vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico itinerante.
O programa também inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas.
Desde a implantação, o programa “Na Pista Certa” já levou conteúdos sobre segurança viária para quase 30mil crianças de 6 a 10 anos em todo o país. Na Paraíba o programa chega pela primeira vez.
As mensagens educativas informam e conscientizam sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes e poluição sonora.
Trânsito cenográfico – Nas pistas cenográficas que serão montadas na Praça do Povo, alunos de várias escolas públicas e particulares poderão utilizar bicicletas, carrinhos e velocípedes praticando noções básicas de segurança adquiridas após a orientação dos monitores.
O programa – ‘Na Pista Certa’ é uma das ações desenvolvidas pela Fundacion Mapfre, por meio do Instituto de Segurança Viária, que desenvolve atividades com o objetivo de colaborar para a redução dos acidentes de trânsito, sensibilizar a sociedade sobre este problema e contribuir para que a formação e a educação em Segurança Viária e a responsabilidade na condução se tornem assuntos de interesse público.
As atuações do instituto estão focadas em três fatores: conscientização dos usuários, para que tenham um comportamento mais responsável, promovendo a educação viária mediante cursos de formação para estudantes, jovens, terceira idade e empresas; aumento da segurança dos veículos, apoiando os avanços técnicos e participando de campanhas permanentes sobre os elementos de segurança ativa e passiva; e a melhoria das infraestruturas viárias, realizando trabalhos de investigação sobre infraestrutura (traçado, características geométricas, conservação e sinalização).
No que diz respeito aos grupos de risco, o Instituto de Segurança Viária volta sua ação principalmente a estudantes e jovens, em colaboração com os centros de ensino; a trabalhadores e profissionais, mediante cursos de formação online, em colaboração com empresas; e à terceira idade, mediante ações formativas dirigidas aos idosos, seus familiares e aos profissionais que os atendem.
O Instituto também utiliza novas tecnologias de informação e comunicação, fazendo da internet e das redes sociais como canais principais de divulgação da educação viária.
PBAgora
Nenhum comentário:
Postar um comentário