Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Bombeiros recebem instruções para uso de autoplataforma aérea




Bombeiros recebem instruções para uso de autoplataforma aéreaOficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB), que coordenam serviços operacionais, participaram, na manhã desta sexta-feira (21), de um treinamento sobre o funcionamento da autoplataforma aérea – equipamento de moderna tecnologia usado para combate a incêndio e resgate em locais de difícil acesso.


O veículo, adquirido este ano pelo Governo do Estado, possui escada elétrica que alcança 55 metros (o equivalente a um edifício de aproximadamente 18 andares), mas pode atingir um alvo de até 155 metros de altura (41 andares) com o jato de água. A instrução foi ministrada pelo capitão Tiago Aragão e o capitão Osvaldo Pontes.


Foram dadas informações sobre estabilização do veículo, manobras aéreas, operação de bomba hidráulica e procedimentos em situações de emergência. Conforme o capitão Osvaldo, os oficiais foram habilitados para coordenar os serviços na autoplataforma, mas não para atuar como operador ou condutor da máquina. Uma equipe já foi capacitada para fazer esse trabalho.


Ainda segundo o capitão, a autoplataforma possui ferramentas para operar em declives de até cinco metros abaixo do nível da viatura. “A crescente verticalização das cidades tornou esse equipamento essencial para nosso trabalho. Ele é utilizado tanto no sentido vertical positivo (para o alto) quanto negativo (para baixo)”, completou.


Investimentos – Atualmente, a Paraíba conta com duas viaturas do tipo autoplataforma aérea, consideradas as mais modernas em tecnologia para combate a incêndio e salvamento existentes no Brasil. Os veículos têm origem italiana e demandaram um investimento do Governo do Estado de R$ 6,5 milhões.


Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário