Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Governo inicia preparativos do 21º Salão de Artesanato da Paraíba




Governo inicia preparativos do 21º Salão de Artesanato da ParaíbaA pouco mais de dois meses para o início do 21º Salão de Artesanato da Paraíba, mais de 150 profissionais entre artesãos, arquitetos edecoradores trabalham nos preparativos do evento, que será realizado de 18 de dezembro a 25 de janeiro de 2015, na antiga associação do BNB, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa.


O Salão é uma realização do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) por meio das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, além do Detran, Codata e da Funesc. O programa recebe ainda a parceria do Sebrae-PB, Banco do Brasil e Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).


Além do projeto arquitetônico de Gustavo Vaz e a decoração de Jonas Lourenço, Roberta Xavier, Flora Meira o evento conta com a participação de estudantes da área de design e cerimonial do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).


Para a coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba, Lu Maia, os visitantes poderão encontrar peças exclusivas a preços variados, além de aprender sobre a cultura paraibana. “Queremos envolver cerca de 2 mil artesãos de vários municípios da Paraíba, através de cooperativas, associações e empreendedores individuais. Em relação às vendas, esperamos o aumento do faturamento em relação ao ano passado”, adiantou.


Tema – Nesta edição, as habilidades das crocheteiras paraibanas ganharão destaque nas vitrines do Salão com uma decoração especial voltada para a habilidade manual. “Levaremos todo o charme e design dessa arte [crochê] e estamos em conversa com as crocheteiras para que produzam algumas peças exclusivas. Entre os destaques, se fará presente o trabalho da crocheteira Lenilda, de João Pessoa, que vai confeccionar um presépio em crochê, por ser próximo da época natalina”, frisou Lu Maia.


Prazo de entrega - Este ano, os responsáveis pela variedade de tipologias farão a entrega dos produtos de maneira sistemática em dois pontos principais: em Campina Grande na Estação Velha e, em João Pessoa, na Casa do Artesão, localizada na rua Maciel Pinheiro, no Centro.


Os artesãos devem ficar atentos às entregas por tipologias: brinquedo popular, artesanato indígena e madeira (3/12), cerâmica (4/12), fibra e couro (5/12), tecelagem e algodão colorido (6/12), metal e fios (7/12), habilidades manuais (9 e 10/12) e gastronomia (17/12).


Também será montada uma praça de alimentação voltada para a gastronomia paraibana, onde será possível degustar as comidas típicas, a exemplo de biscoitos caseiros, pamonha, canjica, milho, rapadura, cuscuz, purê de macaxeira e outras iguarias.


Além da tipologia homenageada do crochê, os artesãos irão expor seus trabalhos em cerâmica, madeira, tecelagens, fios, fibras, brinquedos populares, couro, metal e habilidades manuais.


Funcionamento – O Salão vai funcionar diariamente das 15h às 22h, até o dia 25 de janeiro. As exceções são para os dias 24, 25 e 31 dezembro, bem como para o dia 1º de janeiro, quando o evento será fechado para as festas de final de ano. A visitação será gratuita.



Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário