Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ministro Aguinaldo Ribeiro estuda novos modelos para gestão do saneamento básico




Ministro Aguinaldo Ribeiro estuda novos modelos para gestão do saneamento básicoO ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), revelou que estuda a criação de novos modelos para o setor de saneamento básico, com o objetivo de acelerar os investimentos na área. Uma das propostas em exame é a criação de um fundo de recursos para alavancar as parcerias com o setor privado, as PPPs. “O fundo não deixa de ser um facilitador, pois ele pode, numa área como a nossa, com aporte de recursos e dependendo do modelo, funcionar como um instrumento para alavancar os investimentos, sem as amarras de obra pública”, afirmou Aguinaldo Ribeiro.  

O ministro paraibano destacou a importância de investimentos no saneamento básico em todo o Brasil, pois, segundo Ribeiro o investimento em saneamento gera economia em outras áreas como a saúde.  

“Temos projetos para saneamento no PAC 1 e no PAC 2, e novas seleções sendo feitas neste ano. No PAC, temos R$ 40 bilhões contratados, dos quais R$ 36 bilhões são recursos do governo. A atribuição de cuidar do saneamento é do município, mas ele pode transferi-la ao Estado. Muitos fazem isso. Nós atendemos municípios acima de 50 mil habitantes, porque os menores são atendidos pela Fundação Nacional de Saúde. Hoje são 265 cidades que delegam o serviço ao setor privado, por meio de concessões ou parcerias público-privadas. É um número que está crescendo. Antigamente, a cultura do gestor público era de não investir em saneamento. Mas isso mudou à medida que o nosso cidadão passou a ser mais exigente”,destacou Ribeiro,  

O ministro das Cidades também salietou que existe uma mudança de mentalidade por parte da sociedade: “Com melhorias em outras áreas, o cidadão começou a cobrar essas coisas, que aparecem menos. Antes, a pessoa nem tinha casa. Agora ele tem a casa, tem a pavimentação na rua, e entende a importância do saneamento”, explicou.  

Para Aguinaldo Ribeiro, investir em saneamento básico representa uma quebra de paradigmas. “Eu diria que a própria população brasileira não se dava conta da importância do saneamento. Até pelas demandas mais prementes em outras áreas. Tínhamos tantas necessidades, como a fome, por exemplo, que, neste instante, o Brasil está investindo e retomando outras políticas. Uma delas é a de mobilidade urbana, de produzir transporte de qualidade”, argumentou, acrescentando que: “O Brasil passou muito tempo sem investir nesse tipo de política. Vencemos a questão da instabilidade econômica, a fome e a minoria da renda - hoje temos outro patamar. Houve uma mobilidade social”, frisou o ministro.  



Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário