Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Câncer de próstata é o que mais mata na Paraíba




Câncer de próstata é o que mais mata na ParaíbaO câncer de próstata é o tipo de câncer que mais mata na Paraíba. De acordo com o Sistema de Informações Sobre Mortalidade da Secretaria Estadual de Saúde (SES), quase 2,5 mil homens morreram entre 2001 e 2013, fazendo uma média de 200 mortes por ano. Os outros tipos de câncer que mais matam no estado são estômago (2.451) e pulmão (2.442).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer - José Alencar Gomes da Silva (Inca), a doença é a segunda causa de morte no país, atrás apenas das doenças do coração. Em relação ao câncer da próstata, foram mais de 60 mil casos em 2012. O Instituto prevê mais de 500 mil novos casos em 2013.

A cada ano, são 8 milhões de mortes por câncer no mundo. O cálculo é de que um terço delas poderia ter sido evitada se houvesse mais investimento na prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes.

Diante destes dados, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promove a Segunda Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata. O evento acontece desta segunda (22) até sexta-feira (26) deste mês e tem o objetivo de esclarecer a população sobre a importância da prevenção.

Durante a campanha, serão realizados exames e consultas médicas em municípios da Zona da Mata, Agreste, Brejo, Sertão e Litoral, em parceria com as prefeituras, para alertar sobre os riscos da doença.

Veja os locais onde serão realizados os exames:

22 a 26 de abril – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Patos, Sousa e Cajazeiras.

22 de abril – Baía da Traição, Aroeiras, Quixaba e Cajazeirinhas.

23 de abril – Jacaraú, Caiçara, Santa Terezinha e Tavares.

24 de abril – Caaporã, Belém, Conceição e Areia de Baraúnas.

25 de abril – Pilar, Pilões, Boa Ventura e Aguiar.

26 de abril – Mogeiro, Casserengue, São José de Espinharas e Condado.




G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário