Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 30 de dezembro de 2012

Gastronomia paraibana faz sucesso no Salão de Artesanato



Gastronomia paraibana faz sucesso no Salão de Artesanato
Alguns dos estandes do 17º Salão de Artesanato da Paraíba que mais fazem sucesso entre os visitantes têm cor, cheiro e muito sabor. Todos estão instalados na praça de alimentação do evento, que enaltece a verdadeira gastronomia paraibana. Os turistas ficam encantados ao saborearem e conhecerem as origens das comidas típicas do Estado.

Entre os que mais chamam atenção do público, destaque para os que comercializam licores. Betejane Menezes produz a bebida artesanalmente com a mãe, Maria Eva Menezes, em Guarabira. Ela revela que participa do Salão desde as primeiras edições. Com 52 anos de tradição e experiência no ramo, elas triplicam os lucros do negócio da família durante o evento. “A gente dá graças a Deus por participar do Programa de Artesanato, porque aqui temos oportunidades de expandir nosso negócio, aumentar a clientela e a nossa renda. Tudo feito de forma organizada e com respeito pelo nosso trabalho. O Governo do Estado está de parabéns por apostar no evento”, enfatizou.

Dentre os 34 sabores produzidos por Maria Eva e Betejane, um deles é especial. “O licor chamado ‘Lágrima de Cristo’. Abebida é feita com cachaça, vinho e outros dois ingredientes secretos. É nossa especialidade. É segredo de família. As pessoas têm curiosidade e sempre levam para tentar adivinhar a mescla dos sabores”, conta Betejane.

A professora Sandra Maria veio de Natal, no Rio Grande do Norte, para passar as festas de fim de ano em João Pessoa e aproveitou para comprar licores para presentear as amigas. “Estou adorando o Salão. Tudo aqui está muito lindo e com coisas bem típicas da cultura paraibana”, afirma. Depois de provar vários sabores no estande de Betejane, a professora Sandra levou uma garrafa. “Encontrei o que faltava na mala: uma bebida bem diferente e especial”, finaliza, satisfeita com a compra.

Sabores – O público que visita do Salão de Artesanato aprova a “gastronomia artesanal”, que vem em forma de licores, rapaduras, doces, cocadas, bolos, biscoitos, pimentas, pães, trufas, entre outros. Embora os decretos governamentais 24.840/2004 e 26.095/2005, sobre os procedimentos para análise, classificação e registro do artesanato da Paraíba, não a classifique como artesanato, a gastronomia também traduz a cultura do povo paraibano, fazendo dos cozinheiros regionais legítimos artesãos do paladar.

Os expositores já comemoram o sucesso do Salão, a exemplo de Marlene Tavares, que vende lambedores, garrafadas e produtos fitoterápicos. No salão anterior, ela totalizou cerca de R$ 3 mil em vendas. “Esse ano, quero bater o recorde e vender muito mais”, disse.

Funcionamento – O 17º Salão de Artesanato da Paraíba é uma realização do Programa de Artesanato da Paraíba, coordenado pela primeira-dama Pâmela Bório, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde). A feira continua até o dia 20 de janeiro de 2013, no Jangada Clube, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Funciona diariamente das 15h às 22h, e a entrada é gratuita. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, o Salão estará fechado. A organização do evento alerta, no entanto, que apesar de estar próximo à praia, não é permitida a entrada em trajes de banho.




Pb.gov



Nenhum comentário:

Postar um comentário