Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 16 de fevereiro de 2013

PB tem 430 casos de dengue




PB tem  430 casos de dengueSecretaria da Saúde divulga boletim com notificação de 430 casos de dengue


De 1º de janeiro a 14 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou um total de 430 notificações de dengue, dos quais 22 foram descartados, 60 foram classificados como dengue clássica e os demais continuam aguardando encerramento. Neste mesmo período, foram notificados oito casos graves de dengue, sendo quatro casos de febre hemorrágica da dengue – FHD e quatro de dengue com complicação – DCC.


Os dados fazem parte do segundo Boletim Epidemiológico deste ano, divulgado nesta sexta-feira (15) pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES, que alerta para a necessidade da notificação dos casos suspeitos de dengue, já que a subnotificação e a não oportunidade das notificações dos casos auxiliam negativamente no desencadear das ações junto aos casos graves, na implementação das ações de campo e prejudicam também na avaliação dos dados.


A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, destacou a importância da notificação dos casos de dengue, cuja função é prover informações necessárias para o planejamento e execução de ações individuais e coletivas no município, a exemplo das ações de bloqueio da transmissão, que consistem na visita aos domicílios e pulverização do inseticida num raio de 300 metros, visando eliminar os mosquitos infectados, buscando evitar o surgimento de epidemias.


Ela explicou que as notificações devem ser feitas à Vigilância Epidemiológica de cada município para que seja acionada a equipe de bloqueio o mais rápido possível; definido o perfil dos pacientes acometidos e a necessidade adicional de compra de insumos e de contratação de recursos humanos, adequando a capacidade instalada à demanda.


“Notificar não é apenas um ato burocrático, ele influencia diretamente a organização da rede e, principalmente, a qualidade do cuidado. Portanto, o preenchimento de todas as informações de forma correta é essencial”, esclareceu Talita. Ela esclareceu que a Portaria 104/2011 do Ministério da Saúde também destacou a necessidade da notificação de todos os casos graves e óbitos, situações estas que devem ser comunicadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado (Cievs), pelo telefone (83) 8828-2522 (plantão 24 horas).


Qualificação - No próximo dia 20, será realizada uma Qualificação em Manejo Clínico da Dengue para 130 profissionais (médicos e enfermeiros) da 4ª Macro Região de Saúde, que compreende 40 municípios. O evento será realizado durante todo o dia no Hotel Netuanah, na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa. Depois da capacitação, esses profissionais se transformarão em multiplicadores de informações sobre a doença em seus espaços de trabalho, levando conhecimento técnico da assistência com classificação de risco para atendimento dos casos de acordo com os sinais e sintomas.


De acordo com o cronograma, as demais datas para as outras qualificações serão nos dias 27 de fevereiro, 6, 13 e 19 de março de 2013. Ao todo, serão mais de 700 profissionais qualificados até o final do mês de março para multiplicação e utilização do fluxograma de dengue proposto pelo Ministério da Saúde, colaborando assim com resultados positivos junto aos indicadores de mortalidade da doença


 Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário