Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quinta-feira, 17 de novembro de 2011


Procurador-geral diz que Congresso deve apurar se Lupi mentiu

Carlos Lupi negou relação com empresário e dirigente de ONGs Adair Meira.
Oposição quer que órgão investigue se houve 'infração a padrões éticos'.




O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta quarta-feira (16) que o Congresso deverá apurar se o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, mentiu durante depoimento na Câmara, na semana passada, em que negou ter viajado em aviões do empresário Adair Meira, dirigente de ONGs beneficiadas por convênios com a pasta.
"Pela notícia que tive é algo que se dirige ao Congresso, no âmbito do Congresso pelo fato de, eventualmente, ele não ter dito a verdade. O que isso poderia configurar vai ser apurado pelo Congresso", disse.
O procurador disse que ainda não teve conhecimento da representação protocolada na Procuradoria-Geral da República pelo PSDB pedindo que Lupi seja investigado por crime de responsabilidade e suposta infração aos padrões éticos de conduta da alta administração.
"Crime de responsabilidade se insere de certa forma na coisa penal, mas há também o crime de responsabilidade que pode levar ao impedimento, tem que ver exatamente o enfoque que é dado", disse Gurgel.
Denúncia
Adair Meira afirmou ao G1 nesta terça-feira (15) que Lupi andou em dois modelos de aeronaves durante viagem em 2009 pelo Maranhão, um bimotor Sêneca e um turbo-hélice King Air. O empresário confirmou ter intermediado o aluguel do King Air, mas negou ter arcado com os custos.
A denúncia de que o ministro teria recebido um suposto favor do dirigente de ONGs foi publicada na edição do último final de semana da revista "Veja".
Na última quinta (10), diante dos parlamentares, na Câmara, Lupi negou que tenha andado no mesmo avião que Adair. “Nunca andei em jatinho de Adair, não o conheço (...) Não tenho nenhum tipo de relação com ele, apenas ter conhecido em algum evento público, isto é normal”, disse o ministro do Trabalho.
"A gente tem que analisar os documentos, as notícias dos últimos dias. Só posso opinar quando tiver isso em mãos. Temos que ver com exatidão sobre o que se trata", afirmou o procurador-geral sobre o caso
A oposição quer que o ministro se explique aos parlamentares. "A mentira oficial é crime de responsabilidade. A mentira é uma afronta à sociedade e ao parlamento e desmoraliza o ministro. Desmoralizado, não pode continuar", disse o líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP).
Foto divulgada pelo site "Grajaú de Fato" mostra que Lupi também teria desembarcado em Grajaú com o turbo-hélice modelo King Air. No último fim de semana, o Ministério do Trabalho divulgou nota dizendo que Lupi apenas utilizou o modelo Sêneca durante a agenda no Maranhão.



fonte. g1 pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário