O projeto Music From Paraíba divulga a produção paraibana dentro e fora do Brasil. Por esse objetivo, existe um tratamento específico para o trabalho, que vai desde a seleção das músicas à criação da identidade visual. Na segunda edição da coletânea são 71 faixas de variados estilos, divididas em quatro CDs que compõem um kit em formato de vinil. Todo o material recebeu tratamento visual com arte assinada pelo designer Silvio Sá inspirada em elementos da regionalidade paraibana. “O projeto abarca um recorte bastante amplo da diversidade musical da Paraíba. Então o principal conceito que tínhamos em mente na concepção visual do projeto foi o de pluralidade. A ideia foi partir de elementos da iconografia regional para construir uma identidade cosmopolíta, múltipla e contemporânea”, esclarece Silvio Sá.
O presidente da Funesc, Lau Siqueira, exalta a qualidade do trabalho realizado e antecipa que o material deve percorrer outros eventos estaduais, nacionais e internacionais. “O segundo edital veio para aprofundar o que começamos no primeiro disco. A WOMEX é só o ponto de partida dessa divulgação. Pretendemos que esse material, que será lançado aqui na Paraíba no dia 9 de novembro, circule por diversos festivais, inclusive aqui no Brasil, na Paraíba e em outros países, rompendo fronteiras. O MFPB2 tem potencial para isso”, afirmou Lau Siqueira, que também participa do álbum como poeta, assinando o texto de apresentação da coletânea, intitulado como “As Tramas Sonoras do Silêncio”.
Music From Paraíba 2- Com 116 trabalhos recebidos de todas as regiões da Paraíba e um montante de mais de mil músicas, as inscrições para a coletânea Music From Paraíba superaram as expectativas da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Funesc. Os nomes dos contemplados foram divulgados em junho. Do total de inscritos, 71 foram selecionados quando a ideia inicial seria escolher apenas 50.
Entre os selecionados há representantes de diversos gêneros como rock, forró, samba, música eletrônica, jazz, música instrumental, funk, blues, reggae, brega, entre outros. Para Arthur Pessoa, essa variedade de estilos caracteriza a diversidade e o poder de criatividade dos artistas paraibanos.
Em sua primeira edição o Music From Paraíba inscreveu 57 artistas que enviaram mais de 500 trabalhos. Apenas 20 foram selecionados para integrar a coletânea em forma de CD cujas ilustrações do encarte foram assinadas pelo artista plástico Shiko.
Lançamento e shows - O projeto também realiza shows com os artistas participantes e com outros convidados. Neste ano, as apresentações do MFP2 serão no Espaço Cultural. O lançamento da coletânea aqui na Paraíba será dia 9 de novembro. Na edição de 2013, dez shows foram realizados, inclusive em cidades do interior da Paraíba.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário