Pitimbu Clik
Idealizador Do Blog
Victor Mateus
Paraíba terá 150 novo leitos para dependentes no segundo semestre
A Paraíba terá 150 leitos gratuitos para internação de dependentes químicos em clínicas privadas de recuperação, no início do segundo semestre deste ano. A iniciativa vai reduzir uma fila que tem 220 pessoas de baixa renda, à espera de um tratamento contra o vício em drogas e será realizada através de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal. Atualmente, existem 52 clínicas cadastradas, que recebem pacientes encaminhados pelo Programa Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (PEPD), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Humano (SDH), para tratamento custeado pelas famílias. O valor médio de um tratamento é de R$ 1,5 mil. Esta é a segunda matéria da série “Drogas, sai fora!”.
No ano passado, 223 pacientes foram encaminhados pelo PEPD para clínicas de recuperação. Segundo o pastor Túlio Polari, coordenador do programa, são pessoas que procuraram a SDH em busca de socorro para largar a droga. “Nós sabemos que o preço de um tratamento é alto, mas não há outra opção para os dependentes. Por isso encaminhamos um projeto ao Governo Federal com a ideia de terceirizar leitos e garantir o acesso das pessoas de baixa renda às clínicas de recuperação. O projeto foi aprovado e receberemos a verba até o mês de julho”, explicou. O investimento nos 150 leitos será de R$ 2 milhões.
O coordenador disse ainda que já está em fase de conclusão o projeto para a construção da clínica de internação do Estado, que deverá ser anunciada até o final do ano. Segundo Túlio, um dos pontos que ainda não está definido é a localização do estabelecimento. “Nós sabemos que a maior demanda é em João Pessoa, mas a clínica não pode ser construída aqui, por questões de segurança. Estamos analisando os espaços em cidades do interior”, afirmou. Enquanto isso, a solução será a terceirização dos leitos privados. As pessoas interessadas devem procurar o atendimento na sede da Secretaria de Desenvolvimento, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, no posto de atendimento localizado na Casa da Cidadania do Manaíra Shopping ou através do telefone 8795-6000.
Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário