As multas aplicadas aos responsáveis pelos cativeiros ilegais somaram R$ 23 mil. Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama na Paraíba, no município de Cabedelo. As aves passarão por avaliação veterinária e por um período de quarentena, após o qual serão avaliadas as condições para possível reintrodução na natureza.
Além do papagaio, foram apreendidos 18 canários-da-terra, três golados, sete azulões, quatro caboclinhos, 11 papa-capim, dois sibitos, cinco galos-da-campina, um concriz, um sabiá, um cancão, uma graúna, e um sanhaço.
Os autuados por manter os animais em cativeiro ilegal, além das sanções administrativas aplicadas pela fiscalização do Ibama, devem responder por crime ambiental na justiça. A pena prevista na Lei 9605/98 pra quem mantém animais silvestres em cativeiro sem autorização do órgão ambiental é de detenção de seis meses a um ano e multa.
As apreensões ocorreram em atendimentos a denúncias. Os cidadão que quiserem denunciar crimes ambientais ao Ibama podem utilizar a Linha Verde, 0800 61 8080. A ligação é gratuita.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário